Ceclin
mar 18, 2022 0 Comentário


Raquel Lyra cumpriu agenda em Vitória de Santo Antão

Prefeita de Caruaru e pré-candidata a governadora visitou o Prefeito de Vitória, a fábrica da Pitú e a Sementeira, depois almoçou com dezenas de convidados

Por Lissandro Nascimento

No prazo limite da legislação, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), deixará o executivo municipal no final de março, com o objetivo de assumir a pré-candidatura ao Governo de Pernambuco.  Há meses vem rodando o Estado com o Movimento Levanta Pernambuco que lidera a construção de um projeto alternativo para o pleito de outubro.

O seu partido, PSDB, e o Cidadania estão federados nacionalmente e irão dividir o palanque nas eleições deste ano. O Cidadania em Pernambuco é liderado pelo deputado Federal Daniel Coelho, vice-presidente estadual, e um dos principais incentivadores do nome da prefeita de Caruaru ao Palácio do Campo das Princesas, em conjunto com o ex-senador Armando Monteiro que também se encontra no ninho tucano.

Visitando Vitória de Santo Antão, Raquel Lyra esteve com o Prefeito Paulo Roberto (MDB), na manhã desta sexta-feira (18.03), na sede da Prefeitura Municipal. Ao lado do vice-prefeito Edmo Neves (PSDB), e da deputada estadual Priscila Krause (ex-DEM), a prefeita de Caruaru justificou a visita a Prefeitura de Vitória. “Paulo Roberto é um amigo e parceiro de longa data. Tive a chance de ser votada por ele quando da minha primeira eleição para deputada estadual em 2010. Estou retribuindo a visita que ele mim fez no início do ano assim que ele assumiu aqui em Vitória. Temos visões administrativas muito parecidas, pois ele vem fazendo uma transformação urbana em Vitória, que por se só é uma conquista política de toda a sociedade local”, elogiou.

No gabinete do prefeito, a comitiva de Raquel Lyra e lideranças políticas de Vitória e região elogiaram nessa visita institucional, a gestão que foi construída ao longo do mandato de Raquel em Caruaru. “Os desafios urbanos de Vitória se assemelham com os que Raquel encarou em Caruaru. Somos amigos há muito tempo e, logo no início do nosso mandato, fomos visitá-la. Agora, Raquel retribuiu e com muita satisfação a recebemos em Vitória para trocarmos experiências sobre a gestão de nossas cidades”, salientou Paulo Roberto.

Os dois gestores conversaram sobre os projetos de infraestrutura que estão a caminho em Vitória de Santo Antão. Raquel Lyra aproveitou a visita para solicitar a Paulo Roberto que lidere um movimento em favor dos municípios, através da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), do qual exerce o cargo de secretário geral. “É crônico o que as grandes cidades de Pernambuco sofrem, não há uma ação concreta para cuidar de nossas rodovias, o abastecimento d’água da Compesa é insuficiente e a prestação dos serviços de saúde são deficitários. Em Caruaru, o governo do Estado que tem convênios institucionais de co-participação, não vem cumprindo com sua parte. Tivemos que inúmeras vezes judicializar para que o Estado repassasse os recursos devidos ao Município. Seria importante que os municípios não fossem atendidos individualmente pelo governo de Pernambuco. Há, de fato, hoje, uma relação individualizante com essa gestão estadual, sendo preciso estabelecer respeito e cumprimento legal à coisa pública entre os municípios e o Estado”, criticou Raquel Lyra.

A Prefeita parabenizou o fato de que Vitória tenha conquistado solidez nos cofres públicos com o Financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF) para fazer os seus investimentos estruturais. “Em Caruaru conseguimos levantar alguns empréstimos que nos ajudaram a governar e transformar a cidade”, lembrou.

O vice-prefeito e o presidente municipal do PSDB, Professor Edmo Neves, está cotado para ser um dos principais coordenadores na região da campanha de Raquel ao Palácio do Campo das Princesas. Foi ele que articulou a agenda nesta sexta-feira para outros compromissos da pré-candidata em Vitória. Antes da visita a Paulo Roberto, Raquel e Edmo concederam entrevista a uma emissora de rádio local. Após sair da Prefeitura, Raquel esteve no Engarrafamento Pitú, onde foi recebida pela diretoria da fábrica e conheceu o Museu da Pitú. Depois estiveram na Sementeira Vitória (às margens da rodovia BR-232), pelo qual exporta mudas e folhosos para todo Pernambuco e Paraíba, produzindo dez milhões de mudas mensalmente. Por fim, houve um Encontro com dezenas de convidados em um restaurante da cidade.

PERFIL

Raquel Lyra tem 43 anos e está no segundo mandato consecutivo como prefeita de Caruaru. A gestora é formada em Direito pela UFPE e chegou a ser delegada da Polícia Federal (PF) antes de entrar para a política. Possui pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas. Quando aliada do PSB, ela foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do Executivo Estadual e eleita duas vezes deputada estadual. Em 2010 deteve a marca de mulher mais bem votada do Estado e de Caruaru.

Foi também Secretária da Criança e da Juventude no Governo do Estado e, em 2014, teve a terceira maior votação do Estado novamente para deputada estadual. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi também presidente da Comissão de Justiça, considerada a mais importante da Casa.

Filha do ex-governador João Lyra Neto e sobrinha do ex-ministro saudoso Fernando Lyra, Raquel rompeu com os socialistas em 2016, depois de não encontrar espaço no partido para concorrer à Prefeitura de Caruaru.

LEIA TAMBÉM:

– “Essas pessoas do PSB são hábeis em fazer promessas!”, diz Raquel Lyra em Vitória 

– Raquel Lyra convida filha do Prefeito de Vitória para disputar vaga de federal pelo PSDB