Confira votação dos dez candidatos vitorienses a deputado estadual nas eleições 2022

REELEITOS: Joaquim Lira, Aglailson Victor e Henrique Queiroz Filho
Por Lissandro Nascimento
Eleitores da Vitória de Santo Antão foram às urnas no domingo (02.10) para escolher 49 nomes que irão representar o Estado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nos próximos quatro anos. Ao todo, precisamente dez candidatos com domicílio eleitoral em Vitória se lançaram para deputado estadual nas eleições 2022.
Desses dez vitorienses, três deles foram reeleitos, a saber: Joaquim Lira (PV), Aglaílson Victor (PSB) e Henrique Queiroz Filho (PP). Joaquim Elias Carneiro de Lira, 38 anos, renovou seu mandato pela terceira vez e foi o mais votado em Vitória de Santo Antão com 13.968 votos, conquistando em todo Pernambuco 48.293. Apoiado na cidade pelo seu pai, ex-prefeito Elias Lira, bem como o prefeito e o vice, Paulo Roberto (MDB) e Edmo Neves (PSDB) respectivamente, Joaquim colou sua campanha com a candidata a federal Iza Arruda (MDB), filha do prefeito e que foi eleita como a primeira mulher vitoriense a assumir vaga na Câmara dos Deputados. Ele também foi o majoritário na vizinha cidade de Pombos tendo 2.295 votos. O parlamentar viu nesta eleição sua votação diminuir se comparado com o resultado de 2018 quando obteve 56.336 votos em Pernambuco.
Victor Moraes Queralvares, 27 anos, conquistou o seu segundo mandato na Alepe obtendo em todo o Estado 64.714 votos, sendo o segundo deputado estadual mais votado em Vitória de Santo Antão com 8.779. Aglaílson Victor praticamente manteve sua performance eleitoral quando foi eleito pela primeira vez em 2018, atingindo 64.763 votos naquele pleito.
Por sua vez, André Carvalho de Moura, de 34 anos, foi o terceiro candidato a deputado estadual do PDT mais votado em Vitória de Santo Antão obtendo 8.343 votos. Ele é o vereador mais votado do PDT em Pernambuco e foi majoritário no pleito de 2020 para a Câmara Municipal. André Carvalho se lançou candidato a deputado estadual pela terceira vez e totalizou 12.502 votos em todo o Estado, porém a sua sigla não elegeu ninguém para a Alepe e nem para a Câmara Federal.

André e Dr. Saulo: vereadores de Vitória que tentaram chegar à Alepe
Outro vereador vitoriense que foi o quarto mais votado no Município foi o Dr. Saulo Barros de Albuquerque, de 63 anos. Candidato pelo Patriota, Dr. Saulo conseguiu 5.916 votos em Vitória de Santo Antão. O médico está em seu terceiro mandato na Câmara Municipal, já foi vice-prefeito entre 2016 – 2020, já se candidatou a deputado federal em 2018, e agora disputou uma vaga para a Alepe totalizando 7.917 votos em todo Pernambuco.
O deputado estadual pelo PP, Henrique José Queiroz Costa Filho, de 41 anos, foi o quinto mais votado em Vitória de Santo Antão com 3.683 votos. Henrique Filho viu sua votação aumentar em Pernambuco conquistando o segundo mandato com 43.822 votos, tendo em vista que no pleito de 2018 ele havia chegado à Alepe com 35.671 votos. O parlamentar já foi vereador e vice-prefeito por duas vezes em Vitória, além de ter ficado em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura nas eleições de 2016.
Por sua vez, o advogado Gilvani de Oliveira Lima, 53 anos, disputou vaga para a Alepe pelo União Brasil (UB) obtendo em todo o Estado precisamente 853 votos, destes, 602 somente em Vitória de Santo Antão. Dr. Gil já se candidatou para vereador e no pleito de 2018 concorreu como vice-prefeito na chapa com Moacir da Mandioca (PTC).
Candidato pelo PDT, o comerciante José Carlos de Lira Cunha, 31 anos, teve 385 para deputado estadual em Vitória de Santo Antão, somando 832 votos em Pernambuco. Irmão Carlos, como é conhecido, já se candidatou a vereador na eleição de 2016, sem êxito.
Outro vitoriense, o Sargento da Polícia Militar, Edson Ferreira da Silva Júnior, 41 anos, obteve 362 votos para deputado estadual em Vitória de Santo Antão. Ele disputou pelo PL e totalizou 623 votos em todo o Estado. O PM já foi candidato a vereador por duas vezes, porém sem êxito.

VITORIENSES: Dr. Gil, Irmão Carlos, Sgt. Edson Jr., Cristiano Nascimento e Carlos Alberto.
Surpreendendo com 2.967 votos em Pernambuco, o Fisioterapeuta Cristiano Batista do Nascimento, de 34 anos, foi pela primeira vez candidato a deputado estadual pela sigla Rede. Com domicílio eleitoral em Vitória, Cristiano somou na cidade 260 votos, complementando sua votação com o trabalho social e sindical que atua e milita no Grande Recife.
O empresário Carlos Alberto dos Santos, de 42 anos, tentou pela quarta vez conquistar uma vaga para deputado estadual pelo Partido Progressista (PP). O vitoriense abraçou em sua campanha eleitoral a defesa pela causa animal e a saúde visual. No Estado, Carlos Alberto conquistou 644 votos, destes, 173 foram obtidos em Vitória de Santo Antão. Em eleições anteriores, ele já concorreu em três tentativas para vereador e uma disputa como candidato a deputado federal. Carlos Alberto mantém com recursos próprios ambulância-pet e casa abrigo para cachorros e gatos.
Apuração dos mais votados para Deputado Estadual em Vitória de Sto. Antão – Eleições 2022:
Joaquim Lira (PV) 13.968 (Reeleito)
Aglailson Victor (PSB) 8.779 (Reeleito)
André Carvalho (PDT) 8.343
Doutor Saulo (PATRI) 5.916
Henrique Queiroz Filho (PP) 3.683 (Reeleito)
Pastor Júnior Tercio (PP) 3.098 (Eleito)
Coronel Alberto Feitosa (PL) 2.743 (Reeleito)
Pastor Cleiton Collins (PP) 1.847 (Reeleito)
Nino de Enoque (PL) 1.641 (Eleito)
Delegada Gleide Angelo (PSB) 1.257 (Reeleita)
William Brigido (REPU) 1.252 (Reeleito)
Dr. Valdi (PL) 1.020
LEIA TAMBÉM:
– Vitória de Santo Antão agora tem uma deputada federal para chamar de sua: Iza Arruda
– Lula, Raquel e Teresa lideraram as urnas em Vitória de Santo Antão