Ceclin
out 22, 2020 0 Comentário


“Precisamos acabar com a pandemia do vermelho, verde e amarelo em Vitória”, diz Moacir da Mandioca

Por Lissandro Nascimento

O ex-vereador que tentará pela terceira vez conquistar a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, Moacir José Álvares, de 64 anos, conhecido por Moacir da Mandioca, do Partido Trabalhista Cristão (PTC), foi o segundo candidato sabatinado na noite da quarta-feira (21/10), pelo vitoriense Blog do Pilako que promove até o dia 29 de outubro com exclusividade as entrevistas com todos os sete candidatos a Prefeito e Vice da Vitória, através de live’s via canal do seu Youtube.

O Advogado Gilvani de Oliveira Lima, de 51 anos, conhecido por Doutor Gil, dividiu como candidato a vice-prefeito a apresentação do Programa de Governo da chapa durante a entrevista. A sigla PTC elegeu parlamentares nas últimas eleições em que disputou no Município, porém até 2016 era fiel aliada da família Queiralvares e hoje faz oposição ao atual prefeito Aglailson Queiralvares Júnior (PSB).

E foi justamente para o atual prefeito que Moacir da Mandioca disparou as mais contundentes críticas. “Na última eleição votei nele pensando que seria um bom prefeito, mas me enganei e descobri que ele pensa pequeno, trata as importantes coisas com deboche e só escuta quem ele quer”, vaticinou. O candidato em toda a entrevista tratou Aglaílson Júnior como “aquele rapaz” e o acusou de ter atitudes vulgares, relatando um fato quando o procurou no início do governo para tratar do apoio institucional a alguns atletas esportivos que precisavam viajar representando a cidade. “Esse rapaz que nos governa negou a ajuda e ainda debochou com gestos obscenos”, lamentou.

Uma contundente nota Zero foi dada por Moacir e Dr. Gil ao atual prefeito de Vitória. Ambos fizeram questão de registrar que todas as pesquisas internas do partido atestam alta rejeição a Júnior por parte da população de Vitória. “Esse prefeito não gosta de pobre! Vitória hoje era para ter duas grandes creches e ele mandou devolver a verba para o Governo Federal alegando que o Município não tinha como mantê-las”, disparou. “É fato lamentável constatar que o prefeito não cumpriu nenhum ponto do seu programa de governo que foi escolhido pelos eleitores de Vitória em 2016”, completou Dr. Gil.

“As eleições 2020 em Vitória de Santo Antão vem sendo manipulada pelo poder financeiro. Quando eles não conseguem comprar as lideranças políticas, se aproveitam para inventar mentiras para tentar desmoralizar os homens sérios que querem fazer a boa política”, crivou Moacir. O candidato a prefeito pelo PTC acusou Aglailson Júnior de lhe apelidar de “Cafuçu”. “Aquele rapaz chega aos cantos mim apelidando e desmerecendo a contribuição política que eu e outras lideranças partidárias lhe demos no passado”, e afirmou complementando: “A mais sofrida pandemia que Vitória sofre na verdade é desses grupos políticos atrasados que fazem rodízio na Prefeitura. Precisamos acabar com a pandemia do vermelho, verde e amarelo em Vitória. Peço ao povo de Vitória que se junte a nós nesse esforço”, crivou Moacir.

No PTC, nomes de dois dos filhos de Moacir disputam a Câmara de Vitória. Fotos: Divulgação

Segundo Moacir e Dr. Gil, o programa de governo da chapa focará numa gestão voltada a estimular o empreendedorismo e os pequenos negócios, bem como fortalecer investimentos na Saúde, Educação e Segurança Pública. Esbanjando  entrosamento nas questões relacionadas ao esporte, agricultura e administração pública, Moacir demonstrou mais conhecimento, enquanto nos pontos de ordem do planejamento estratégico da futura gestão,  Dr. Gil estava mais sintonizado.

Os candidatos pretendem se eleitos, transferir o Centro de Abastecimento de Vitória (CEAVI) e o Terminal Rodoviário de Vitória para às margens da rodovia BR-232, transformando os atuais espaços destes logradouros públicos em pontos de negócios dos mais variados comércio. Além de reformar os mercados públicos e realocar a feira livre que funciona no centro comercial. “Quero fazer junto com o meu vice-prefeito uma prefeitura aberta e que dialogue com todos os cidadãos vitorienses”, disse Moacir.

A chapa do PTC também prometeu que irá realizar estudos técnicos para viabilizar a revitalização do espaço ferroviário existente no centro urbano para transformar em um pólo cultural, além de reexaminar o transporte coletivo urbano para intervir na requalificação do trânsito no centro comercial da cidade. Eles ainda pretendem repensar um novo modelo de Zoológico para Vitória e propõem que este equipamento de lazer seja construído no caminho para o Monte das Tabocas, o qual também será revitalizado.

Os candidatos ainda prometeram construir creches em bairros estratégicos, reconstruir o Estádio Carneirão aos moldes de uma média arena esportiva entregando sua gestão aos órgãos oficiais esportivos, além de construir quadras poliesportivas em bairros distantes do Centro e nas grandes vilas da área rural. Os postulantes propõem implantar o Projeto “Cidade Verde” para intensificar a arborização e estimular ações voltadas às políticas públicas do meio-ambiente.

Moacir da Mandioca prometeu a todos os servidores públicos da Prefeitura de Vitória que irá implantar um Restaurante que assegure almoço gratuito a categoria, bem como fará um Restaurante Popular voltado aos mais carentes que deverá ser mantido através de parcerias com entidades público-privadas.

Dr. Gil criticou a atual gestão em inaugurar a UPAE em Campinas: “Na verdade aquela unidade de Saúde é uma UBS”, disse. O advogado diz que ele e Moacir vão viabilizar a construção de uma UPA 24h, implantar o atendimento médico via Telemedicina, trazer o projeto ‘Mãe Cegonha’ via SUS, e viabilizar a retirada de crianças moradoras de rua em uma ação via governo com entidades religiosas, bem como irá criar um centro de recuperação compulsória aos jovens dependentes químicos, além de um centro de acolhimento a juventude de baixa renda.

Moacir e Dr. Gil prometeram climatizar todas as salas de aula da rede municipal de ensino. Criticaram Júnior pelo, segundo eles, descaso pedagógico do Colégio Municipal 03 de Agosto e a conflitante retirada de direitos dos professores do Município. Dr. Gil lembrou que a Escola Profissionalizante prometida pelo prefeito em 2016 ficou apenas no papel. “Na Educação esse rapaz foi de mal a pior”, disse.

SEM BENS

Moacir da Mandioca possui o Ensino Fundamental completo. É separado e tem três filhos. Na declaração de bens entregue a Justiça Eleitoral, tanto ele como o seu candidato a vice disseram não possuir qualquer patrimônio.

A insólita frase “Mandioca neles!” foi plenamente empregada nas eleições de 1988 quando Moacir Álvares disputou a Prefeitura de Vitória. A frase de campanha naquela época caiu na graça do povo e por pouco Moacir vira prefeito. O apelido foi dado por um aliado durante o comício a fim de popularizar o slogan de campanha, momento em que os demais candidatos também se utilizavam de símbolos para empolgar os eleitores.

Em 1992, novamente disputou o Executivo, quando antes havia tomado ‘gosto pelo mundo político’ sendo candidato a deputado estadual em 1990 e logo adiante em 1996 conquistou a vaga para vereador, exercendo seu único mandato. Nas quatro eleições seguintes tentou voltar a Câmara Municipal inicialmente disputando pelo PMN e depois pelo PTC, em todos os pleitos ficando na suplência.

Em 2020 tenta o Executivo com a ajuda de uma chapa completa com 29 candidatos a vereador, pelo qual tem dois filhos competindo a Casa Diogo de Braga. Por sua vez, o advogado Gilvani Lima, casado, já disputou três eleições na cidade para o Legislativo. De origem simples, chegou a atuar no setor de próteses dentárias e logo se formou em Direito.