A despedida ao Professor Dodó Carvalho
Por Lissandro Nascimento
Faleceu durante exame de rotina em unidade clínica no Grande Recife na noite da última sexta-feira (02/10), o Professor formado pela UFPE Severino Adroaldo de Carvalho, aos 57 anos. Ele sofreu um ataque fulminante e logo depois a triste notícia se espalhou entre os grupos de aplicativo social.
Servidor da rede pública estadual de ensino, sua última atividade na docência foi ter sido diretor da Escola Estadual Antonio Dias Cardoso (ADC), situado no Bairro da Matriz, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. Atualmente estava morando em Tamandaré, litoral Sul do Estado, onde se isolou diante da pandemia em que vivemos. Começou sua militância política no movimento sindical, ajudando a fundar ao lado do saudoso Professor Jeová Williams o Núcleo Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) no início da década de 1990. Logo, ajudou a fundar o sindicato dos servidores do Município (Sindvisa).
Dodó Carvalho iniciou sua militância partidária no PDT se lançando candidato a vereador em Vitória. Depois ingressou no PT disputando a Prefeitura de Vitória nas eleições de 1992. Persistente em suas iniciativas e convicções políticas, o professor sempre opinava sobre os acontecimentos políticos quando era provocado pela mídia local e redes sociais. Boêmio e entusiasta do carnaval tradicional, Dodó gostava de uma boa prosa. Preocupado em estabilizar uma vida saudável e lutando contra sua obesidade, ele, anos atrás, se submeteu a cirurgia bariátrica, o que lhe exigiu depois uma rotina de cuidados médicos.
O velório ocorreu na tarde do sábado (03/10) no Teatro Silogeu do Instituto Histórico e o cortejo seguiu pelas ruas centrais até o Cemitério São Sebastião, onde foi sepultado. Instado a falar, o jornalista Arijaldo Carvalho, um dos irmãos de Dodó, preferiu destacar em sua homenagem o cidadão que foi no seio familiar, aproveitando para descrever sua personalidade endossando uma das músicas do cantor Gonzaguinha. Por sua vez, também foram instados a falar os filhos mais velhos de Dodó, bem como representando o setor educacional da cidade, a professora Roseane – presidente do Sindicato dos Professores de Vitória (SindProv).
Em sua rede social oficial, a deputada Teresa Leitão (PT) declarou: “Companheiro Dodó, fundador do Sintepe, professor em Vitória de Santo Antão, nos deixou nesta vida. Alegre e irreverente, mas também duro e decidido, ajudou muito na organização da nossa luta. Em um certo momento da história, tomamos caminhos políticos diferentes, mas o respeito e a amizade sempre prevaleceram. Dodó presente !!!”, crivou.
Dodó Carvalho deixou sete filhos e dois netos.