Visitas: 17.592.027

A Voz da VitóriaA Voz da Vitória
Vitória de Santo Antão

UFPE Vitória aprova a criação do novo curso de Terapia Ocupacional

  • Lissandro Nascimento
UFPE Vitória aprova a criação do novo curso de Terapia Ocupacional

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) realizada no último dia 5, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, a criação de cinco novos cursos de graduação. As novas formações são Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) e Engenharia Física, no Campus Recife; Fonoaudiologia e Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA); e Terapia Ocupacional, no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV). A expansão amplia as oportunidades de formação pública em áreas estratégicas para o desenvolvimento científico, tecnológico e social de Pernambuco.

Para o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, a aprovação dos novos cursos representa mais uma etapa do processo de expansão da Universidade. “A UFPE segue avançando, ampliando oportunidades e formando profissionais para os desafios de Pernambuco e do Brasil”, destaca o reitor. Segundo ele, a iniciativa também está relacionada à política de interiorização da Universidade. Em 2027, o Centro Acadêmico do Sertão (CAS), em Sertânia, receberá o curso de Medicina, fortalecendo a presença da UFPE no interior do Estado. “Mais cursos, mais oportunidades, mais inclusão e desenvolvimento para Pernambuco”, afirma Alfredo Gomes.

Terapia Ocupacional 
No Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão, será criado o Bacharelado em Terapia Ocupacional. Serão 50 vagas anuais, distribuídas em duas entradas de 25 estudantes, no turno da manhã. Com duração de quatro anos e seis meses e carga horária de 3.600 horas, o curso terá formação interdisciplinar e integrará ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com Antônio Santos, diretor do CAV, a criação da graduação responde à necessidade de ampliar a formação de terapeutas ocupacionais no interior de Pernambuco. Segundo dados apresentados por ele, a proporção média desses profissionais no Estado é de 0,66 por mil habitantes, abaixo da proporção mínima de um profissional para cada mil habitantes recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, cerca de 85% dos terapeutas ocupacionais pernambucanos estariam concentrados na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O profissional poderá atuar em contextos hospitalares, sociais e escolares, além de áreas como gerontologia, saúde da família, saúde mental e práticas integrativas.

Expansão e interiorização
A criação das novas graduações reforça a política de expansão e interiorização da UFPE e amplia a oferta de formação pública em áreas relacionadas às necessidades sociais, de saúde, científicas e tecnológicas de Pernambuco. No CAA, a chegada de Fonoaudiologia e Ciência de Dados e Inteligência Artificial fortalece o papel do Centro como polo de formação, produção de conhecimento e desenvolvimento regional. No CAV, a Terapia Ocupacional amplia o leque de formações na área da saúde e as possibilidades de atendimento à população do interior. A previsão é de que os novos cursos tenham início a partir de 2027.