Ceclin
jun 22, 2021 0 Comentário


Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Iterpe doam alimentos a famílias carentes do Recife

A campanha tem como objetivo possibilitar o acesso ao alimento da cultura junina durante o período festivo

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), realizaram nesta terça-feira (22.06) doação de milho, macaxeira e banana a famílias carentes de comunidades do Recife.

A doação aconteceu na sede da SDA, no bairro do Bongi, e contou com a presença do presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, e da secretária executiva de Gestão da pasta, Mirela Neukranz, já que o secretário Claudiano Filho está em viagem à Brasília.

Os alimentos são oriundos de parceria realizada entre o Iterpe e assentamentos, após uma campanha solidária de arrecadação de alimentos produzidos por agricultores assentados da Reforma Agrária. Segundo Henrique Queiroz, o ato é de grande exemplo. “É gratificante a gente poder fazer esta ação que vai servir de exemplo para que outros segmentos do governo tomem iniciativa deste porte”, afirmou.

Foram arrecadadas cerca de 150 mãos de milho, 2 toneladas de macaxeira e 1 tonelada de banana, com o objetivo de contribuir para que uma parcela dessas famílias mais carentes possam ter acesso ao alimento da cultura junina no prato durante esse período festivo.

Mirela Neukranz agradeceu a todos pela presença e reiterou o trabalho em conjunto. “Nós somos uma equipe e estamos fazendo isso juntos. Eu estou muito feliz em poder proporcionar essa doação a todos vocês”. A campanha terá continuidade nesta quarta-feira (23).

Bodocó

O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho, juntamente com o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, o prefeito de Bodocó, Doutor Otávio, e representantes do Município, assinaram na segunda-feira (21.06) o Termo de Cooperação Técnica voltado à regularização fundiária em Bodocó.

Os trabalhos fazem parte do Programa Propriedade Legal, que além de garantir a regularização das propriedades, também proporciona às famílias beneficiadas maior facilidade na obtenção de crédito e na transmissão das terras.

Petrolina 

A equipe do Iterpe, por meio da Unidade Regional de Petrolina, visitou no mês de maio e início do mês de junho as famílias rurais beneficiárias do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) do Sertão do São Francisco, seguindo orientação do presidente do órgão, Henrique Queiroz. Nesse período, os técnicos do Iterpe, coordenados por José Valter Amorim, gerente da Regional, executaram as atividades nos municípios de Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

O objetivo das visitas foi tratar com os beneficiários a regularização de seus quadros sociais; o parcelamento do imóvel, uma vez que o imóvel foi adquirido de forma coletiva através do financiamento do PNCF e a fiscalização de projetos financiados pelo Sistema de Investimento Comunitário (SIC). As unidades visitadas foram os assentamentos Vitória e Almirante, em Orocó; Welson Maciel e Comunidade Gavião, em Petrolina; e Associação Araújo Sá e Nossa Senhora da Boa Vista, em Santa Maria da Boa Vista, além de outras localidades.