Raquel Lyra lançou site participativo para elaboração do seu plano de governo

O processo contará com uma plataforma digital para que as pessoas possam enviar contribuições, além de uma agenda de reuniões com técnicos e especialistas de diversas áreas de atuação. Fotos: Divulgação
Por Lissandro Nascimento
Em evento realizado no início da tarde da quarta-feira (04.05) no Recife, a pré-candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) apresentou uma plataforma totalmente online que possibilitará à coordenação da sua campanha construir de forma colaborativa o plano de governo da tucana. Além da ex-prefeita de Caruaru, participaram do lançamento o ex-senador Armando Monteiro (PSDB), a deputada estadual Priscila Krause (CID), o ex-governador João Lyra Neto, pai de Raquel, o vice-prefeito da Vitória de Santo Antão, Professor Edmo Neves (PSDB), entre outros apoiadores, na Livraria Jaqueira do Bairro do Recife, na área central da capital.
Com a nova plataforma, os apoiadores da tucana poderão enviar sugestões, contribuições, além de terem acesso a uma agenda de reuniões com técnicos e especialistas de várias áreas.
Para colaborar com o plano de governo da pré-candidata, basta acessar a plataforma online lançada, se cadastrar e preencher as informações solicitadas. O espaço virtual é dividido em dez eixos, como saúde, educação, segurança, mulheres, mobilidade, água e esgoto, por exemplo. A partir da próxima semana, Raquel vai iniciar uma série de debates temáticos para também contribuir com a formatação do programa de governo. O tema do primeiro desses encontros é saúde pública. Batizado de ‘Pernambuco Pra Cima’ pode ser acessado na página: www.raquellyra.com.br/planodegoverno
“A gente vai fazer um trabalho intenso do diálogo nas ruas, na plataforma, com os especialistas, para uma interação permanente com os cidadãos pernambucanos. Em 2020, na campanha para a Prefeitura de Caruaru, a gente colheu mais de 1.500 contribuições. A gente quer multiplicar isso em Pernambuco e entregar aquilo que realmente dialoga com as necessidades do povo”, explicou Raquel, no ato de lançamento.
“Foi um momento importante para que possamos mostrar aos pernambucanos que uma candidatura precisa ser construída ouvindo as pessoas. Raquel faz isso muito bem, percorrendo todas as regiões do Estado, se reunindo com as lideranças e pessoas de cada localidade, entendendo o que de fato elas precisam para viver melhor. Estamos juntos com Raquel nesse propósito de transformar Pernambuco a partir do que se entende o que os pernambucanos precisam, para que no dia 15 de agosto possamos protocolar esse Programa de Governo no TRE-PE”, declarou o Professor Edmo, que é um dos coordenadores da pré-campanha na Zona da Mata pernambucana.
Uma das propostas sugeridas por ela trata-se do direito do pernambucano nascer com dignidade no Estado. “O Governo de Pernambuco não consegue garantir que o momento mágico do nascimento de um filho seja seguro e tranqüilo. Vamos construir cinco grandes maternidades em regiões estratégicas e, assim, permitir o direito de nascer com dignidade em nossa terra”, defendeu Raquel, acrescentando: “Precisamos saber o caminho a trilhar e possibilitar que sonhos saiam do papel”.
Em seu pronunciamento, o ex-senador Armando Monteiro disse se sentir representado pela iniciativa de Raquel. “Eu me sinto muito contemplado por tudo o que eu assisti. Eu compartilho a visão, me identifico com as diretrizes e mais ainda com os valores expressos. Temos a melhor candidata ao Governo. Não podemos inaugurar um novo ciclo no Estado trocando apenas a guarda que representa uma derivação de uma mesma matriz política. Para tanto, as andanças com Raquel têm sido um centelho de esperança”, afirmou.
Raquel Lyra tem 43 anos, é formada em Direito e foi prefeita de Caruaru por dois mandatos, além de delegada da Polícia Federal, procuradora estadual, secretária de Estado e deputada estadual. Ela é presidente do PSDB em Pernambuco.