Ceclin
fev 10, 2023 0 Comentário


Prefeitura resgata identidade com ‘carnaval das alegorias’ em Vitória de Santo Antão

A atual gestão busca consolidar a identidade cultural do carnaval da Vitória de Santo Antão fortalecendo o desfile com carros alegóricos. Durante apresentação da logística da festa faltou divulgar a programação oficial dos shows do palco central, que em breve se tornará público

Por Lissandro Nascimento

A primeira festa de Momo que será realizada na gestão Paulo Roberto sentado na cadeira de Prefeito, busca marcar organização, multiculturalidade e identidade cultural no Carnaval 2023 da Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana. O gestor que foi secretário de Cultura e Turismo nos dois últimos mandatos do ex-prefeito Elias Lira, pretende nesta edição deixar marca própria e resgatar aquilo que foi se perdendo ao longo das décadas – o investimento junto aos clubes carnavalescos que desfilam com carros alegóricos temáticos – essência do carnaval de rua do Município que foi estimulado enquanto foi Secretário, e que agora, resgata o foco no “Vitória das Alegorias – onde os bichos se encontram”, fazendo analogia aos inúmeros animais que emprestam seus nomes aos clubes e troças historicamente vinculados ao carnaval do Município.

A apresentação de toda a estrutura logística pensada e montada para o Carnaval 2023 da Vitória de Santo Antão ocorreu na manhã desta sexta-feira (10.02) em ato que reuniu a Imprensa, no Teatro Silogeu, com a presença do prefeito Paulo Roberto (MDB), do vice Edmo Neves (PSDB), a participação de secretários e vereadores, bem como a Delegada Danúbia Andrade, representando a Polícia Civil de Pernambuco.

São dois anos de saudade da maior manifestação popular após pandemia da Covid-19. No ritmo do #MinhaQueridaVitóriaeuteamo com todos os Carnavais, o hino adotado para a festa foi composto por Carlos Almeida com a voz do cantor Claudionor Germano; o ciclo momesco preparado pela Prefeitura de Vitória envolve também um esquema especial de serviços públicos oferecidos por diversas Secretarias e órgãos municipais. Para tanto, cerca de 500 colaboradores municipais estarão mobilizados direta e indiretamente nas ações para proporcionar o maior e melhor Carnaval do Interior pernambucano de todos os tempos.

Para que o Carnaval 2023 seja um sucesso de público e de animação, além das dezenas de apresentações no ciclo momesco, a Prefeitura de Vitória envolverá esforços com forte esquema de limpeza urbana, reforço na Guarda Municipal, a ativação do Stand Central oferecendo inúmeros serviços públicos e atenção ao turista.

Para tanto, cinco polos carnavalescos serão instalados nesta edição: a Estação do Frevo, na Praça Leão Coroado, onde ocorrerão à tarde apresentações para o público infantil e, à noite, shows de artistas regionais; Na Praça Dom Luís de Brito, bairro da Matriz, acontece durante o dia apresentações da cultura popular e alternativa. Já na Rua Imperial, será o quartel-general para as agremiações que têm o frevo como animação. Em Pirituba, Distrito da cidade, também será realizado shows de artistas locais; bem como uma estrutura especial de serviços também será disponibilizada no Bairro do Cajá, localidade que detém clubes e troças tradicionais que trazem multidões ao corredor da folia no Centro da cidade.

“Carnaval de Vitória tem uma diferença especial, pois aqui todos os dias têm festa e folia diversificadas, das orquestras de frevo ao trio elétrico, e as atrações musicais de palco; o que o torna diferente de outras cidades do interior que há dias carnavalescos específicos”, lembrou Paulo Roberto.

A equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa acertou na instalação do Palco Central do carnaval 2023. Os artistas patrocinados pela Fundarpe irão se apresentar no Polo Estação do Frevo, no conjunto de praças no Bairro do Livramento. Isso demonstra que a cidade vem aprendendo com os erros passados quando se trata da organização do Carnaval, pois consideramos que o Pátio de Eventos não é o local para palco carnavalesco, pois estava à margem do corredor da folia; também consideramos que o Palco na Praça Duque de Caxias, apesar de pertencer ao corredor oficial da festa, não tem hoje funcionalidade operacional para as inúmeras necessidades da maior festa popular da Vitória de Santo Antão. O conjunto de praças do Livramento se insere naturalmente ao corredor da folia e permite desafogar a Matriz, bem como rejuvenesce a vida social em uma localidade que não tem mais o Clube O Camelo e nem a grandeza fenomenal do Bloco A Girafa. A festa de carnaval de palco, cabe externar, é complemento! O forte da folia de Momo em Vitória é o carnaval de rua, não devemos esquecer-nos disso e temos que protegê-lo como ‘identidade cultural local’.

Apesar da Secretaria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Vitória ter convocado os veículos de comunicação para divulgar a programação dos shows no palco central, de fato isso não ocorreu nesta sexta-feira. O secretário Djalma Andrade explicou que a programação já se encontra definida, porém como se trata de uma articulação conjunta com o Governo de Pernambuco, entraves burocráticos ainda não permitem divulgar oficialmente, contudo, esclareceu que em breve as atrações de palco se tornarão públicas.

Como de costume, o Município presta homenagens às personalidades a cada festa. O Carnaval Vitória das Alegorias terá como homenageados: a carnavalesca Betinha Sandres, que possui mais de meio século na produção de fantasias; o Radialista Régis Souza (in memorian); o carnavalesco e ex-presidente do Clube dos Motoristas – O Cisne, José Varela (in memorian); e o ex-presidente do Bloco A Girafa, Hélder Neri (in memorian).

Dos homenageados, Betinha Sandres esteve presente no Teatro Silogeu junto com o seu filho, o produtor cultural e alegorista Marconi Sandres. Desde a década de 1960, a Professora Betinha é figura presente no carnaval vitoriense, tornando-se em 1978 artesã carnavalesca, confeccionando adereços e fantasias para os Clubes O Leão e O Camelo, sendo referência na cidade, junto a outras mulheres vitorienses na confecção de arte carnavalesca. Os demais homenageados no carnaval 2023 (in memorian) foram representados por seus familiares.

Também entre as novidades apresentadas para a Imprensa está o novo local de saída dos blocos de trio elétrico. Este ano, a concentração e encerramento deles ocorrem na Praça Padre Félix Barreto, bairro do Livramento. Assim como já vem ocorrendo desde o início de janeiro, a folia na cidade segue durante a semana pré-carnavalesca e se estende até 05 de março, quando desfilam os últimos blocos e troças.