Turismo começou a ser pautado em Vitória de Santo Antão
Vitória de Santo Antão realizou na manhã da segunda-feira (29.08), seu 1º Fórum Municipal do Turismo, ocorrido no Clube Abanadores O Leão, na Praça da Matriz, que pautou a discussão quanto à importância do setor no desenvolvimento econômico, na consolidação da cultura local e na geração de renda.
A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte) da Prefeitura de Vitória, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que contou com a palestra de Gil Marinho, Gerente de Destinos e Produtos da EMPETUR (Empresa Pernambucana de Turismo).
“O evento buscou conscientizar as lideranças do setor sobre as atividades que integram a cadeia produtiva do Turismo. Para isso, há um projeto de Inventário de Oferta Turística que permitirá a Vitória fazer um levantamento de sua infraestrutura e atrativos para futuras ações na área”, explicou Carla Vivianne, do Departamento Municipal do Turismo e presidente do Comtur.
Na oportunidade, o secretário da pasta, Demétrius Lisboa, apresentou a composição do primeiro Conselho Municipal de Turismo de Vitória, destacando que este Fórum abrirá a consolidação do Fundo Municipal de Turismo (viabilizando recursos financeiros destinados especificamente ao setor), bem como firmará parcerias com órgãos governamentais da área, a exemplo do Ministério do Turismo, Empetur, Astur e outras entidades.
Gil Marinho, da Empetur, abordou sobre o Mapa do Turismo Brasileiro, o cadastro na plataforma do CADASTUR e boas práticas para o funcionamento do Conselho de Turismo. O gestor confirmou que Vitória de Santo Antão ingressou recentemente no Programa de Regionalização do Turismo (PRT), coordenado pelo Ministério do Turismo, e que a cidade está inserida na Rota Serra e Artes de Pernambuco. Marinho reconheceu durante esse Fórum o esforço da gestão do prefeito Paulo Roberto (MDB) em reinserir o Município nesse programa governamental. “Foi literalmente uma vitória, porque não conseguimos sensibilizar a gestão passada da importância de se integrar nessas rotas turísticas”, revelou.
O prefeito Paulo Roberto compareceu ao evento e fez questão por enaltecer as potencialidades sócio-culturais que Vitória detém, além de elencar particularidades de nossos costumes, riquezas literárias e do acervo carnavalesco. O gestor frisou que a festa junina promovida pela prefeitura neste ano foi exitosa e girou positivamente a economia local. “Teve gente que queria que adiássemos o São João para termos acesso as verbas governamentais decorrentes das fortes chuvas caídas na região. O valor do conjunto dessas verbas seria de R$ 1,5 milhão, porém o São João de Vitória trouxe mais que o dobro desse valor para a economia do Município”, crivou.
O início desse debate da ação turística é importante para Vitória que se aproxima de seus 400 anos. Tendo em vista que suas gestões passadas sempre pautaram cultura e turismo como ações exclusivas de ‘festas de palco’, vitimando um amplo leque potencial que a cidade detém, a qual foi equivocadamente explorada ao longo de décadas.
“Queremos aqui selar o compromisso de fortalecer nossa Rota Turística, promovendo ações conjuntas com o setor público e privado para assegurar uma melhor infraestrutura, devolvendo a Vitória o valor que ela dispõe e merece estar diante de outros polos turísticos de Pernambuco. Este Fórum é o início de muitos que teremos para a gente avançar na promoção turística vitoriense”, assegurou Paulo Roberto.