Ceclin
jul 09, 2021 0 Comentário


Mais de 60 mil pessoas vacinadas com a primeira dose em Vitória de Santo Antão

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar apontam que, até quinta (08.07), 60.581 vitorienses já receberam pelo menos uma dose entre os quatro tipos de vacinas que estão sendo aplicadas em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana. Além disso, 72% das 83.608 doses recebidas até agora já foram aplicadas.

Desde o início da pandemia até 08 de julho foram notificados 6.778 casos positivos da COVID-19 no Município. Dentre os casos positivos, 287 pessoas evoluíram para óbitos, 4.503 estão recuperados após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentarem mais sintomas.

A gestão municipal da Vitória de Santo Antão, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, já está utilizando o intervalo de 60 dias entre a primeira e a segunda dose da vacina da Astrazeneca. As pessoas que estão se cadastrando agora para receber a primeira dose dessa vacina já tem o prazo de 60 dias reconhecido pelo sistema. Quem já tomou a primeira dose há mais de 60 dias, receberá um e-mail com a nova data ou precisará entrar no seu cadastro para visualizar a nova data de agendamento.

Pelo menos 2.590 pessoas podem completar o esquema vacinal da vacina Astrazeneca, quando os que receberam a primeira dose há menos de 60 dias também receberão um e-mail ou entrará na área do cadastro para verificar o agendamento com esse novo prazo. Essa vacina foi desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica Astrazeneca. No Brasil, ela é produzida pelo laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz.

No momento, Vitória de Santo Antão efetua a vacinação do público geral que tenha 37 anos ou mais e os trabalhadores da Indústria a partir dos 35 anos. Para tanto, primeiro é preciso realizar o cadastro no site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br. Em casos excepcionais de falta de conectividade, a pessoa também tem a opção de realizar a inscrição presencialmente no Colégio 03 de Agosto ou no Vitória Park Shopping, mas não é garantida a aplicação no mesmo dia.

A vacinação desses públicos acontece em quatro polos. O Colégio 03 de Agosto e no Vitória Park Shopping funciona para o atendimento de pedestre, já o SAMU e o Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, é montado no formato drive-thru.

O Município também confirmou desde o dia 10 de junho, que a variante P.1 (conhecida popularmente como variante de Manaus) vem circulando em Vitória de Santo Antão, o que aponta o aumento gradativo do número de casos da Covid-19 no Município. O Governo de Pernambuco divulgou o resultado do seqüenciamento genético de amostras positivas para o Coronavírus, colhidas em Vitória, confirmando essa variante do vírus. A pessoa que foi detectada com a variante em Vitória apresentou os sintomas da Covid-19 em fevereiro, quando realizou o teste, recebendo o diagnóstico nos primeiros dias de março, porém o Laboratório Central de Pernambuco (LACEN/PE) divulgou esse resultado em junho.

A variante é a mais transmissível do que as outras linhagens do vírus. Inicialmente identificada em Manaus (AM), é a linhagem que predomina atualmente em Pernambuco, de acordo com as análises feitas pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/ Fiocruz PE) e pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE).

SAIBA TAMBÉM:

Mutirão de vacinação contra gripe acontece neste sábado (10)