Ceclin
jul 08, 2021 0 Comentário


Mutirão de vacinação contra gripe acontece neste sábado (10)

Vitória realiza ‘Dia D’ de vacinação contra gripe neste sábado (10.07)

A Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Prefeitura da Vitória de Santo Antão realiza neste sábado (10.07) o ‘Dia D’ da vacinação contra gripe. Na data, as unidades básicas de saúde, além do Centro de Saúde da Mulher, na Avenida Silva Jardim, na Matriz, a Policlínica da Criança, na Rua Demócrito Cavalcante, no Livramento, e um ponto montado na Avenida Mariana Amália (ao lado da Farmácia Santo Antão) estarão vacinando o público prioritário contra a influenza.

O objetivo da ação, que acontece das 8h às 16h, é imunizar o maior número de pessoas desses grupos prioritários em um único dia. Fazem parte desse público crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas.

No momento da vacinação, que não precisa ser agendada, deve-se apresentar cartão de vacinação e cartão SUS ou CPF. Deverão ser levados ainda comprovante de gestação ou de parto em até 45 dias, para as puérperas; comprovação de vínculo ou categoria, para integrantes dos grupos profissionais; e prescrição médica, aos portadores de doenças crônicas.

A campanha de vacinação da gripe ocorre de forma paralela a da Covid-19. Por isso, é necessário ficar atento ao intervalo de 15 dias entre a aplicação dos dois tipos de vacina.

BAIXA ADESÃO – Em Vitória a campanha começou no dia 12 de abril e até o início da semana imunizou apenas 12.140 pessoas, o que representa somente 22,9%. Os baixos índices de adesão dos grupos prioritários são observados em todo o Estado, por isso, mesmo com a liberação do Ministério da Saúde em ampliar a vacinação para a população geral, a Secretaria de Saúde de Pernambuco decidiu não aderir a sugestão para que os grupos prioritários sejam contemplados.

O secretário de Saúde e Bem-Estar, Eudes Lorena, alerta sobre a importância da adesão à campanha. “É importante que as pessoas desses grupos prioritários procurem uma unidade de saúde para ser vacinado, pois elas formam o grupo de maior risco para as doenças respiratórias e têm mais chances de desenvolver complicações. Em um momento de pandemia que estamos vivendo, torna-se ainda mais relevante proteger-se contra síndromes respiratórias, até mesmo para evitar a ocupação dos hospitais”, pontua Lorena.

Mais ações – Ao longo do ‘Dia D’, além da vacinação, outras ações serão desenvolvidas. Nas unidades de saúde, haverá atendimento de saúde bucal, plantão psicológico, avaliação nutricional, orientações posturais e acolhimento com assistência social. No CESMU, mudas do Programa Farmácia Viva serão distribuídas e, na Praça da Matriz, às 16h, para marcar o encerramento do ‘dia D’ contra a gripe, haverá um aulão do Movimenta Vitória, projeto que oferece atividades físicas para a população vitoriense.