Lourinaldo Martins e Eudes Lorena entregam cargos na Prefeitura da Vitória de Santo Antão

Lourinaldo e Eudes estavam conduzindo os dois órgãos desde janeiro de 2021, sendo importantes protagonistas no início do governo Paulo Roberto. Fotos: Divulgação
Por Lissandro Nascimento
Titulares de duas importantes pastas na administração do Município da Vitória de Santo Antão se afastaram de seus cargos durante essa última semana. Lourinaldo Martins de Araújo – Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, além de José Eudes Lorena Sobrinho – Secretário de Saúde e Bem-Estar na Prefeitura da Vitória, estavam conduzindo os dois órgãos desde janeiro de 2021, sendo importantes protagonistas no início do governo do Prefeito Paulo Roberto (MDB), tendo em vista que essas duas secretarias atuam diretamente com a vida da população.
Pai do vereador Lourinaldo Júnior (MDB), Martins, empresário do ramo farmacêutico, “entregou espontaneamente o cargo” da emblemática Secretaria de Infraestrutura, segundo apurou o Blog A Voz da Vitória. Lourinaldo não se pronunciou oficialmente, até o momento, sobre sua saída. Talvez esteja esperando o Prefeito anunciar seu substituto (a).
Por sua vez, Eudes Lorena se pronunciou em suas redes sociais na sexta-feira (30.07). “Deixo hoje a Secretaria de Saúde e Bem-estar da Vitória de Santo Antão na certeza de que construímos um “capítulo da história” do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE pelo qual tenho dedicado a minha vida como profissional de saúde, professor universitário, pesquisador e gestor. Assumo a partir de agora a assessoria do Gabinete do Prefeito Paulo Roberto em sua Secretaria de Governo com a missão de articular e coordenar ações estratégicas com o objetivo de construir uma Cidade Humana, Eficiente, Socialmente justa e Inteligente com o olhar voltado ao futuro”, afirmou em nota.
Indicação direta do deputado estadual Joaquim Lira (PSD) para assumir a pasta da Saúde no governo municipal, Eudes Lorena descreveu seu compromisso com o grupo político que defende. Ele disse que assumiu a pasta em um momento de difícil realidade: a pandemia provocada pela COVID-19 e o início de uma nova gestão municipal e todos seus processos envolvidos, destacando que o ‘trabalho de Equipe’ foi fundamental nestes sete meses em garantir o direito à saúde universal, integral e equitativa aos cidadãos vitorienses.
A saída desses dois titulares é a primeira alteração que ocorre no Secretariado do Prefeito Paulo Roberto. Até o momento, a Prefeitura de Vitória não se pronunciou oficialmente sobre o afastamento de Lourinaldo Martins e nem sobre a mudança de função de Eudes Lorena. Especula-se nos corredores da Prefeitura de Vitória que o prefeito irá aproveitar o momento para fazer outros remanejamentos em seu secretariado.
Paulo Roberto havia anunciado antes de assumir a Prefeitura de Vitória a composição de sua equipe de governo com um novo modelo administrativo, porém até o último mês de junho ele teve que gerenciar a máquina pública ainda com o modelo de secretarias deixado pelo ex-prefeito Aglaílson Júnior (PSB).
Com pastas desmembradas e novas agências públicas criadas, o novo formato administrativo só veio funcionar oficialmente em junho, após a REFORMA ADMINISTRATIVA ter sido aprovada pela Câmara de Vereadores, pela qual foi feita uma readequação na estrutura administrativa, entre órgãos de assessoria direta, de gestão indireta e agências municipais que vão dinamizar a gestão, tudo isso sem criar novas despesas, em virtude da legislação nacional que fixou até o fim de 2021 um teto de gastos com o manuseio da máquina pública devido aos efeitos da pandemia da Covid-19.
DADOS da PANDEMIA
A Secretaria de Saúde e Bem-Estar, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que, desde o início da pandemia até a presente data (31.07), foram notificados 7.022 casos positivos da COVID-19 em Vitória de Santo Antão. Dentre os casos positivos, 293 evoluíram para óbitos, 5.398 estão recuperados após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentarem mais sintomas.