Ceclin
mar 23, 2021 0 Comentário


Líder da Oposição cobra vistoria do MPPE quanto aos ossuários no Cemitério São Sebastião

Moradores do Município da Vitória de Santo Antão e que residem nas proximidades do Cemitério São Sebastião, denunciaram registros de corpos amontoados e em decomposição. Segundo seus moradores esta caótica situação tem sido freqüente. O mau cheiro é insuportável, segundo a moradora Estela Ribeiro que reside no entorno do referido cemitério. Da Prefeitura do Município, o A Voz da Vitória recebeu a seguinte resposta: esta é uma realidade, mas a responsabilidade é da gestão anterior. Como assim, se a mudança da gestão anterior se dera há quase três meses?

Verificando a denúncia in loco na semana passada, o Vereador e Líder da Oposição Carlos Henrique Queiroz Costa (PP), protocolou denúncia junto a Promotoria Pública local no último dia 18 de março, solicitando a Promotora Kívia Roberta de Sousa Ribeiro, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para que se apurem as responsabilidades do caso e realize as vistorias necessárias das medidas que forem tomadas ao destino dos restos mortais, decorrentes da superlotação de um Cemitério que foi fundado em 1873.

“No último final de semana a Prefeitura de Vitória tomou as primeiras providências: colocação de um contêiner para armazenar parte dos restos mortais que estavam a céu aberto nos fundos do Cemitério São Sebastião. Contudo, muito mais ainda precisa ser feito. Vamos seguir firmes fiscalizando e por isso pedimos o acompanhamento da Promotoria local. Aproveito para agradecer a Prefeitura por atender a nossa reivindicação e de todos os Vitorienses”, salientou Carlos Henrique.

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizou um mutirão no Cemitério São Sebastião, no último fim de semana. A medida visou principalmente resolver a questão dos ossos que foram descartados de forma irregular e desrespeitosa, segundo o governo, feito pela gestão anterior. Três novos ossuários foram construídos e os restos mortais foram acomodados no local, além disso, foi feito um trabalho de capinação e retirada de resíduos.

De acordo com a Lei Municipal nº 3.961/2014, os restos mortais só devem ser exumados depois de três anos enterrados, caso os parentes não se posicionem no prazo legal. A gestão municipal adiantou que estará enviando à Câmara de Vereadores dois projetos de lei criando dois novos cemitérios, sob a iniciativa privada, inclusive com crematório para servir as necessidades fúnebres da cidade. O empreendimento será construído às margens da rodovia PE-50 (estrada que liga Vitória a Glória do Goitá) em um terreno de mais de 50 mil metros quadrados. Em contrapartida para o Município, a empresa fará melhorias no Cemitério São Sebastião, no do Distrito de Pirituba e o de Quanduz.

LÍDER da OPOSIÇÃO – O Vereador Carlos Henrique Queiroz foi oficializado o Líder da Oposição ao governo de Vitória de Santo Antão durante a primeira sessão online realizada pelos vereadores na história da Casa no último dia 18 de março. A indicação foi unânime por parte das bancadas do PP, Republicanos e PSB. Ele é filho do ex-deputado decano na Alepe, Henrique Queiroz. Advogado há 14 anos, foi Assessor-Chefe da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). Na gestão anterior, foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Indústria e Comércio.