Ceclin
abr 15, 2021 0 Comentário


Iterpe e Defensoria Pública buscam resolução de Conflitos Agrários

Na manhã da quarta-feira (14.04), o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, participou de uma reunião com o Defensor Público-Geral do Estado de Pernambuco, José Fabrício Silva de Lima e o Subdefensor de Causas Coletivas, Rafael Alcoforado Domingues.

O objetivo da reunião foi tratar da parceria e cooperação técnica estabelecidas entre o Iterpe e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco com o intuito de promover ações de interesse mútuo, para a construção de alternativas eficazes para a resolução de conflitos agrários nos imóveis das comunidades rurais da Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Na ocasião, as instituições firmaram compromisso de fortalecer suas relações para melhor atender aos agricultores familiares em situação de vulnerabilidade social.

Vertente do Lério – Na terça (13.04), o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, junto com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) no município de Vertente do Lério, deu início aos trabalhos do Programa Propriedade Legal. O trabalho tem como objetivo regularizar os imóveis rurais por meio de parceria entre as duas instituições. A execução das ações é fruto das demandas fundiárias repassadas ao Iterpe através do STR, que identificou uma realidade fundiária com mais de 80% da população rural sem título de propriedade, contribuindo no trabalho de identificação das famílias e das posses.

Lagoa dos Gatos – Na primeira semana de abril, a equipe do Iterpe realizou Vistoria Social da produção agrícola da Unidade Produtiva Igrejinha, localizada no município de Lagoa dos Gatos. A Vistoria Social integra o conjunto de ações do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), política de acesso à terra implementada, em Pernambuco, por meio do Iterpe. Na ocasião, levantou-se a diversidade da produção com a agricultura de base familiar dessas unidades produtivas financiadas pelo PNCF.

Petrolina – Durante o mês de março, o Iterpe com o apoio da Unidade Regional de Petrolina, realizou visitas técnicas a dois imóveis nas Unidades Produtivas Nova Esperança e Sítio Algodão, ambas em Petrolina. As visitas, integram as ações do programa Propriedade Legal, do Governo de Pernambuco, que visa beneficiar 65 mil famílias com a posse definitiva da terra.