Ceclin
Maio 26, 2020 0 Comentário


Feira livre de Pombos é transferida devido à pandemia

Houve uma ação integrada das Secretarias para enfrentamento ao Covid-19 com a organização dos feirantes, cadastrando, orientando com ações de prevenção a doença. Fotos: Divulgação

Por Lissandro Nascimento

Após cuidadoso planejamento que consistiu o cadastramento e realocação dos feirantes que atuam na feira livre do Centro Comercial da cidade de Pombos, no Agreste pernambucano, a Prefeitura adotou como medida temporária transferir os ambulantes para um novo espaço situado na Rua Paulo Bezerra, ao lado da Quadra Poliesportiva.

A decisão pretende principalmente em conter a disseminação da pandemia da Covid-19 no Município, que contabiliza até esta terça-feira (26/05), 211 pombenses confirmados com a doença, bem como 13 óbitos, mas por sua vez com 71 pacientes recuperados.

A feira livre funcionava em uma importante via pública no Centro da cidade, inclusive cercando externamente o único hospital municipal, onde conta com 14 leitos reservados para tratar dos pacientes que tiverem os sintomas leves do novo coronavírus. “A mudança provisória da feira permite que cada munícipe possa usufruir de mais segurança e comodidade ao realizar suas compras, além de ajudar a desafogar a aglomeração do público que também procura o Centro para ter acesso aos serviços lotéricos e dos estabelecimentos comerciais essenciais que estão autorizados via Decreto a funcionar. Precisamos da cooperação de todos independente de suas opções partidária, religiosa ou esportiva. Somos todos apaixonados por nossa cidade e queremos que Pombos tenha sempre o melhor na prestação de serviços”, defendeu o prefeito Dr. Marcos Ferreira (PSB).

Através das Secretarias de Indústria e Comércio, Educação, Saúde, Serviços Urbanos e Assistência Social, houve uma grande ação integrada para enfrentamento ao Covid-19 com a organização dos feirantes, cadastrando, orientando com ações de prevenção ao Coronavírus, cuidados com o manuseio dos alimentos e descarte de lixo, bem como do distanciamento dos bancos, organização das ruas, distribuição de máscaras, álcool 70% e a instalação dos pontos de higienização como meios de prevenção, além da aquisição dos boxes móveis e das lonas de coberta.

A Prefeitura de Pombos também realizou a entrega de kits com álcool 70%, máscaras de proteção individual e hipoclorito de sódio na feira livre. A ação foi destinada a proteção dos consumidores e feirantes, os quais poderão utilizar mais estes itens de proteção, haja vista que o Município já havia implantado dois pontos de higienização com água aditivada e detergente líquido.

AÇOUGUE – A Prefeitura de Pombos estendeu os trabalhos de enfrentamento da Covid-19 junto aos marchantes e trabalhadores do açougue público municipal. Já foram distribuídos mais de duzentos litros de álcool 70% e cerca de mil máscaras de tecido, entregues aos trabalhadores da linha de frente, servidores públicos, feirantes, marchantes, dentre outros. Ainda implantou mais dois pontos de higienização e limpeza, que agora soma quatro, localizados nas entradas do açougue público.