Ceclin
abr 11, 2020 0 Comentário


Prefeitura de Pombos intensifica ações no combate ao Covid-19

fitas de isolamento das praças no Centro da cidade

Fitas de isolamento nas praças no Centro da cidade de Pombos buscam evitar aglomerações. Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Pombos, no Agreste pernambucano, vem montando diversas ações preventivas no combate ao novo Coronavírus (Covid-19) na cidade. As intervenções do setor público foram ampliadas após a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgar no último dia 09 de abril o Boletim Epidemiológico confirmando novos casos de infecção em Pernambuco incluindo Pombos e outros 34 municípios. Dos 185 municípios pernambucanos, 142, somando Pombos, tiveram o seu estado de calamidade pública aprovado pela Alepe.

O primeiro caso confirmado em Pombos se trata de um homem de aproximadamente  40 anos, residente na zona urbana do Município, mas exercendo atividade de trabalho em Recife. A Secretaria de Saúde de Pombos divulgou Boletim no sábado (11/04), informando que há na cidade 04 (quatro) casos em investigação laboratorial, 104 (cento e quatro) pessoas em isolamento domiciliar, além de 01 confirmado com Covid-19, referente a este cidadão que se encontra estável e vem sendo monitorado pelos profissionais de Saúde. No feriado da sexta-feira da Paixão (10), o prefeito de Pombos Dr. Marcos Ferreira (PSB) foi às redes sociais para prestar mais um balanço da atual situação do Coronavírus no seu Município. Mesmo com esse primeiro caso, o prefeito informou que todas as medidas estão sendo tomadas e que não existem motivos para pânico.

O prefeito anunciou que foi instalado uma pia de higienização das mãos tanto dos feirantes quanto dos clientes utilizarem antes de adentrarem no espaço do comércio de feira livre, disponibilizando água aditivada com hipoclorito, além de detergente para higiene das mãos, evitando assim possíveis pontos de transmissão da pandemia Covid-19. O gestor também destacou o mau comportamento que alguns cidadãos estão tendo em retirar as fitas de isolamento nas praças no Centro da cidade, ao tempo que também pediu a cooperação da sociedade para enfrentar as próximas semanas que serão determinantes para o avanço ou encolhimento dos casos na região. O gestor, que também é médico, explicou que há uma grande similaridade entre a Covid-19 com uma gripe comum. Por esse motivo, os casos estão sendo acompanhados e os pacientes estão quarentenados em suas residências.

Lavatório público em Pombos PE

Dentre outras medidas preventivas adotadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos em parceria com a Empresa Ambiental V2, conforme orientação do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia Covid-19, realiza alternadamente a limpeza das principais ruas e logradouros públicos da cidade. A lavagem se dar com produtos como sabão líquido, hipoclorito, essência de eucalipto concentrada e aditivos, abrangendo toda a Avenida Alto do Frade, Rua Pe. Galdino, Rua do Comércio, Experidião Vieira Sandres, além de todo perímetro da feira livre e as principais praças do Centro, desinfectando assim as ruas e pontos de grande circulação de pessoas.

Acompanhando determinação do Governo de Pernambuco, Pombos também expediu Decreto suspendendo suas aulas da rede municipal de ensino e o comércio não essencial, cancelamento de todas as festividades, disponibilização ao público dos números de telefones dos principais órgãos públicos na cidade, suspensão das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Casa Vó da Hora, Centro Profissionalizante e Casa das Juventudes, bem como medidas administrativas visando o enfrentamento desta pandemia.

Prevenção Covid-19 em Pombos PE