Ceclin
nov 29, 2022 0 Comentário


Cônsul-geral da República Popular da China visitou Vitória de Santo Antão

Vitória de Santo Antão recebeu nesta terça-feira (29.11) a visita da cônsul-geral da República Popular da China no Recife, Yan Yuqing. O encontro buscou estreitar laços de cooperação bilateral e foi iniciado na sede da Prefeitura da Vitória, onde ocorreu a recepção com a apresentação da Banda Marcial 03 de Agosto, que apresentou um pouco da cultura vitoriense.

No gabinete do Palácio José Joaquim da Silva Filho, o prefeito Paulo Roberto (MDB), ao lado do vice-prefeito Edmo Neves (PSDB), secretários da gestão, da deputada federal eleita Iza Arruda (MDB) e vereadores, apresentou-se os potenciais da cidade e discutiu com a cônsul cooperações entre a China e Vitória de Santo Antão, nas mais diversas áreas.

“É de suma importância a visita pela primeira vez da cônsul da China, trazendo o futuro entre as nossas relações, e como ela falou, Vitória tem condições, dentro de suas potencialidades, de também ser uma parceira de algumas cidades da China, levando o nosso conhecimento e recebendo conhecimento”, frisou Paulo Roberto.

A cônsul-geral celebrou os bons resultados do encontro e demonstrou felicidade em, pela primeira vez, ser recebida por um chefe do Executivo que apresentou o conhecimento cultural e técnico da cidade. “Realizamos pauta na área de infraestrutura, educação, saúde, neoenergia, logística, agricultura e etc. Acreditamos que a China possa realizar uma grande parceria com Vitória”, destacou Yan Yuqing.

Em seguida, a comitiva seguiu para a Sementeira Vitória, em Natuba, onde conheceram uma das maiores produções de hortaliças do Nordeste. A visita seguiu com visita ao CMEI Professora Eunice Xavier, ao Engarrafamento Pitú, onde além de apresentar a fábrica que leva o nome da cidade para o exterior, ocorreu tratativa para ampliação da exportação. No centro de visitação da empresa também foi realizada a entrega de exemplares do catálogo do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. Finalizando a passagem na cidade, foi apresentado o Centro Cultural Constâncio Maranhão, no Itamatamirim Parque, onde foi exibido vídeo sobre a Batalha do Monte das Tabocas.

Articulador da visita, o vice-prefeito e professor Edmo Neves, destacou o intercâmbio que o Poder Executivo tem buscado. “Nós temos buscado os consulados e daqui uns dias vamos receber também outros países aqui no Município. Isso é a determinação do nosso prefeito, para que a gente possa quebrar fronteiras e apresentar Vitória cada vez mais ao mundo”, salientou.