• Ceclin
ago 23, 2018 0 Comentário


Após 10 mandatos na Alepe, Henrique Queiroz busca vaga de Federal

O parlamentar contou a platéia que refletiu muito para lançar-se a Federal. Fotos: A Voz da Vitória

O parlamentar contou a platéia que refletiu muito para lançar-se a Deputado Federal. Fotos: A Voz da Vitória

Um dos representantes das famílias tradicionais de Vitória pretende nas eleições 2018 ser o deputado federal mais votado no Município 

Por Lissandro Nascimento

O casarão em que residem no Bairro do Pinga Fogo, área urbana da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, foi o palco escolhido para reunir amigos e lideranças políticas a fim de oficializar as candidaturas de Henrique Queiroz e Henrique Queiroz Filho, ambos os candidatos pelo Partido da República (PR) a deputado federal e estadual, pai e filho, respectivamente. O ato político reuniu centenas de pessoas na noite dessa quarta-feira (22/8), contando com as presenças de prefeitos, vereadores, personalidades políticas e religiosas de várias regiões de Pernambuco.

Dep. Henrique QueirozCandidato a Deputado Federal, Henrique José Queiroz Costa tenta pela primeira vez uma vaga na Câmara Federal pela Coligação do PR/PP/PMN, com a dobradinha ao lado do filho. Em seu décimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa (Alepe), Queiroz já tem meio século de atuação na vida pública e pretende ser o candidato a Federal mais votado nas eleições 2018 em Vitória de Santo Antão. “Segundo pesquisas internas encomendadas pelo meu partido nossa candidatura parte entre 22 a 26 mil votos apenas em Vitória”, confidenciou durante discurso.

Embalado com o jingle de sua nova campanha política, a música pega emprestado o ritmo do Hino Oficial do Bloco Carnavalesco A Girafa, tradicional agremiação de Vitória. “Fizemos questão de fazer nossa festa de lançamento aqui em minha casa, onde moramos há 34 anos. Sou um dos únicos deputados que recebe as pessoas em casa, quando grande parte dos eleitores sequer sabem onde moram outros deputados”, destacou Henrique Queiroz.

O parlamentar contou a platéia que refletiu muito para lançar-se a Federal e fez consultas a sua família e ao seu grupo político. “Vi que seria oportuno disputar. Será uma campanha arrojada e determinada. Estou disposto levar minha experiência para Brasília e fazer com que Vitória tenha um deputado federal que não se tem há mais de 50 anos. Além de que Henrique Filho terá a chance de ser um forte defensor do povo na Alepe”, asseverou. Ainda em seu discurso, Queiroz destacou sua vida como político quando prezou por um currículo limpo e distante de escândalos, perfil atualmente carente na classe política brasileira.

LEIA TAMBÉM: 

Evento em Vitória reforça Henrique Queiroz Filho para deputado estadual

Único parlamentar da Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão a apoiar a dobradinha dos Queiroz, José Carlos Frasão (PRP) frisou que era antigo o desejo do grupo em lançar Henrique para a Câmara Federal. Outros parlamentares fizeram questão em declarar apoio, como o presidente da Câmara de Lagoa de Itaenga Pedro Epifânio (PP). “Aqui eu não tenho um deputado, eu tenho um grande amigo do povo!”, bradou bastante empolgado ao lado de Nildo Caboclo – vereador de Glória do Goitá pelo MDB, bem como Maria Anunciada – vereadora com seis mandatos pelo PSB de Lagoa de Itaenga. Outro, o ex-vereador de Vitória Biuzinho do Chuchu confessou que teve um motivo especial para prestigiar a festa. “Foi Henrique que mim lançou na vida pública e conquistei no final da década de 80 o meu primeiro mandato de vereador”, disse acompanhado de outros ex-vereadores como Di da Madeira. Dezenas de vereadores e líderes políticos vieram das cidades de Olinda, Paulista, Altinho, Amaraji, Buenos Aires, Buíque, Feira Nova, Carpina, Chã de Alegria, Cortês, Cupira, Lagoa do Carro, Limoeiro, Passira e Vicência, dentre outras.

Grupo político dos Queiroz

Frasão, Carlos Henrique, Fábio Queiroz, Adriana Paes e Marcos da Roça são fortes aliados do grupo Queiroz. Fotos: A Voz da Vitória/AVV Imagem

O Secretário da Indústria e Comércio da Prefeitura de Vitória, Carlos Henrique, filho do deputado estadual, aproveitou para apontar que a cidade carece de representatividade em Brasília. “Cabe dizer que Henrique Queiroz tem vasto currículo de trabalho prestado a Vitória e Pernambuco, ao contrário de um cidadão aqui na cidade que é candidato também a Federal e não tem sequer história e projeto político”, criticou.

Quem também aproveitou para cutucar adversários foi o Prefeito de Buenos Aires Fábio Queiroz (PR). “Henrique tem sido um parceiro no meu governo ajudando com emendas e articulação política junto aos órgãos, o que nos ajuda a construir uma gestão com respeito ao povo de Buenos Aires. Ele merece ser eleito para ir a Brasília, pois essa eleição será também uma resposta àquele político vitoriense que traiu nosso grupo, e o povo de Vitória fará justiça tanto o pai quanto o filho os mais votados”, discursou Fabinho, antigo aliado dos Queiroz.

“Os dez mandatos de Henrique reforçam a vida limpa que marcou sua trajetória política. Nesse momento de crise e de baixa reputação política, ele é de fato uma boa opção para todos aqueles que estejam desanimados e que não devem deixar de votar na próxima eleição”, salientou Adriana Paes (PR), Prefeita de Glória do Goitá. A gestora defendeu Henrique para Federal. “Minha cidade vem avançando com bons índices sociais graças ao apoio dele”, frisou. Esteve também no evento o ex-prefeito de Chã de Alegria Marcos da Roça, além do empresário vitoriense Antonio de Lemos, a diretora da Apami Vitória Marluce Queiroz, e os conselheiros tutelares Jota Santos e Irmã Zezinha.

reunião na casa de Henrique Queiroz

Um fato curioso na festa de lançamento dos Queiroz foi que em nenhum momento durante os discursos citaram-se os nomes dos candidatos majoritários da Frente Popular de Pernambuco, coligação que o partido de Henrique apoia. Não houve pedido de voto nem para o candidato a reeleição, o governador Paulo Câmara (PSB) e nem para os dois senadores, Humberto e Jarbas. Apenas um nome foi citado na disputa pela presidência da República. “Vamos torcer para que o presidente Lula consiga disputar livremente e aqui estamos em sua defesa. O destino de Lula precisa ser decidido pelo povo, e cabe ao povo escolher ele como nosso presidente”, cravou Henrique Queiroz, arrancando efusivos aplausos do público.

PERFIL

Reeleito para o décimo mandato consecutivo na Alepe, Henrique Queiroz é líder da bancada do PR, integrante titular da Comissão de Finanças e suplente das Comissões de Agricultura e de Redação Final. O deputado tem base eleitoral na Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado de Pernambuco.

Empresário do setor agrícola e industrial, o parlamentar se destaca pela defesa do segmento canavieiro, além da luta pelo fortalecimento da indústria e da agricultura, pleiteando soluções para os problemas de tais atividades na Assembleia Legislativa e demais órgãos dos Governos Estadual e Federal. Entre as leis de sua autoria, destaca-se a que determina que as escolas afixem sua prestação de contas em local visível e de fácil acesso à comunidade. Também é de autoria do parlamentar a lei que considerou o Sítio Histórico do Monte das Tabocas, em Vitoria de Santo Antão, Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Pernambuco.

À frente da Comissão de Meio Ambiente, o deputado desempenhou importantes trabalhos na desativação dos lixões do Interior do Estado a serem transformados em aterros sanitários. Nos anos de 2007 e 2008, Henrique Queiroz integrou as comitivas que participaram de duas missões empresariais na China e na Índia, em busca de investimentos para Pernambuco.

Lançamento Queiroz 2018