Ceclin
mar 14, 2016 0 Comentário


Vereadores de Vitória batizam futura ponte de Militina

Vereadores Vitória 03.2016

Saiba como foi: CÂMARA DE VEREADORES – 6ª SESSÃO 2016

Por Elias Martins    

 

No último dia 10 de março, precisamente às 17h06, inicia-se a 6ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

Nos dias de hoje, com toda tecnologia disponível, mesmo com uma página ativa na internet, sentimos a falta de uma pauta prévia, para termos com antecedência os assuntos que serão discutidos no plenário.

Outra questão que se observa é a pontualidade e o traje.  Vejam o que diz o Regimento Interno de nossa Câmara:

                “Art 61° – São deveres do Vereador, entre outros:

V.            comparecer às sessões pontualmente, salvo motivo de força maior devidamente            comprovado, e participar das votações salvo quando se encontre impedido;

                               IX.          comparecer às sessões decentemente trajado.”

Na abertura da sessão pelo presidente Bau Nogueira (PSD), presentes apenas sete vereadores, 10 minutos depois chega Danda da Feijoada (PR); 15 min – Edinho (PMN); 20 – Sandro (PROS); e 60 minutos – a menos de 20 minutos para o final da sessão – Edvaldo Bione (PROS), com seu tradicional traje esporte fino (camiseta e paletó bufet).

É interessante abrirmos a discussão sobre a existência de apenas uma Sessão Plenária por semana.  Somos uma cidade de 135.805 habitantes, temos problemas sociais e administrativos aos montes à serem discutidos e solucionados, gastamos R$ 666 mil Reais mês com a manutenção do nosso Poder Legislativo e está mais que na hora de revermos essa quantidade de plenárias semanais (em 2014 foi feita proposição pelo vereador Geraldo para duas sessões por semana, rejeitada pela maioria do plenário).

A PAUTA

– Projeto Adote uma Praça – autoria de Antonio Gabriel – Toninho (Pros);

– Nome da futura ponte da Militina (batizada de Dr. Fausto Tenório) – Prof. Edmo Neves (PMN);

– Ajuste de 10% aos servidores efetivos da Câmara – Mesa da Câmara;

– 123 Requerimentos, sendo 122 de autoria do vereador Edmo Neves.

O GRANDE EXPEDIENTE

Edmo NevesO Professor Edmo Neves subiu a tribuna para falar dos preparos para Audiência Pública sobre o Saneamento Básico que será realizada no próximo dia 15 (terça), às 19h, com a presença de várias autoridades. Relembrou os vários problemas que enfrentam os munícipes, em especial a questão da iluminação pública (o interessante é que pela segunda sessão consecutiva se fala no assunto, porém ninguém comenta sobre a licitação avaliada em R$ 2.704.690,20 cujos envelopes tinham previsão de abertura em 19.02.2016, e até o momento, nada de divulgação de resultado).  Falou ainda dos problemas sobre as atividades escolares com várias reclamações de falta de professores nas escolas municipais (o problema não parece ser falta de professores, e sim professores fora das salas, com remunerações médias de encher os olhos. Estamos diante de um verdadeiro desleixo administrativo, em especial na Educação da rede municipal).

O Vereador Geraldo Filho (SDD) aparteou Edmo Neves, falando da transferência da Audiência Pública da Iluminação para outra data, a pedido de autoridades convidadas. Por fim, Edmo fez críticas aos problemas que estão surgindo no transporte escolar, em especial da comunidade de Pacas.

Em seguida, subiu a tribuna o vereador Saulo Albuquerque (SDD), felicitando a galeria popular pela considerável presença de cidadãos, sendo aparteado pelo vereador Geraldo que fez críticas ao formato da Audiência Pública das Contas da Secretaria Municipal de Saúde, e que se fez ausente por não concordar com o seu formato (com propriedade, criticou a ausência de levantamento de dados por parte do Legislativo, a fim de comparar e discutir os números apresentados na audiência pela Secretária de Saúde – Vera Luce Lira). Saulo ainda lamentou pelo fechamento do Anexo ao lado do extinto Hospital Geral da Vitória, onde desenvolviam-se cursos pre-Enem com apoio do Poder Público municipal.

Novo da BancaNa vez de Novo da Banca (PSD) subir a tribuna, aproveitou para justificar sua ausência na audiência por ter ido entregar fardamentos em Caiçara III (Prefeito???).  Comentou ainda sobre escolas fechando na área rural (discurso político, sem preocupação de avaliar os problemas que o Município enfrenta em manter escolas com pouquíssimos estudantes por resistência dos pais em permitir seus filhos estudarem mais próximos da área urbana), esgotos à céu aberto em “n” ruas da cidade, e felicitou o vereador Antonio Gabriel pelo encaminhamento da CPI da COMPESA (o vereador Toninho não colheu assinaturas, não foi colocado o pedido à apreciação do plenário, e o presidente deu a entender que a CPI podia ser tocada – PODE NÃO!!!).

Às 17h55, o vereador Antonio Gabriel e Irmão Duda (PSDC) deixam o plenário sem dar nenhuma satisfação ao Presidente, em total descaso a sua autoridade.  (Mais tarde soube-se que a irmã do vereador Toninho teria tido um mau súbito. E o Irmão Duda?).

Geraldo Filho foi a tribuna, citou os vários procedimentos para instalação de uma CPI até então não cumpridos pelo vereador Toninho, tão pouco pelo plenário, e fez várias referências aos problemas visualizados em sua visita ao Bairro Prof. Mário Bezerra (esgotos sobre a pavimentação à céu aberto, escuridão etc) total abandono do Bairro por parte do Executivo Municipal.

Por fim, faz uso da tribuna o Presidente Bau Nogueira, relatando seu trabalho junto a comunidade por trás da Bela Vista, diante das dificuldades que a mesma enfrenta com um certo desleixo da administração municipal. Que falta ônibus escolar para a comunidade e que tem um terreno de 4.800 m² que já ofereceu ao prefeito para construção de uma escola. Falou dos 24 anos de mandato, somados ele e de seu filho André, e que essa próxima eleição passará definitivamente sua herança política para André, e que só continuará na política se for convidado ao menos para compor a vice de uma das futuras majoritárias.

ORDEM DO DIA

As 18h19 deu-se início a Ordem do Dia, colocando-se em discussão e votação os projetos e requerimentos em pauta. Pela ausência do vereador Toninho, seu projeto foi retirado de pauta e colocado em discussão o restante que não houve nenhum interesse de se discutir por parte dos presentes, sendo aprovados todos por unanimidade (o detalhe é que os presentes na galeria viram todos os projetos e requerimentos serem votados sem ouvir um único conteúdo objeto dos tais. Precisei perguntar ao final da sessão o percentual do reajuste dos servidores e o nome que será dado a ponte de Militina – Entenda AQUI ).

Duração da sessão:  76 min.

 

Elias Martins

 

 

Por Elias Martins, colunista do Blog