Ceclin
mar 22, 2023 0 Comentário


Nos últimos dois anos, Prefeitura e Legislativo liberam doação de terrenos para 20 empreendimentos em Vitória de Santo Antão

No período bienal da gestão do Prefeito Paulo Roberto, o Município da Vitória de Santo Antão fez a doação de terrenos a 17 empreendimentos e concedeu incentivos fiscais a 03 indústrias

por Lissandro Nascimento

Cerca de vinte empreendimentos comerciais e industriais estão sendo instalados no decorrer dos últimos dois anos em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana. O Prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), enviou os projetos de lei para a apreciação da Câmara de Vereadores, que autorizou a doação de imóveis, terrenos e determinou incentivos fiscais às empresas que definiram o Município como sede de seus negócios.

Todos os projetos de lei tiveram a aprovação do Legislativo que ampliam o parque fabril que circunda às margens da Rodovia BR-232, sobretudo em áreas do polo industrial situadas no Engenho Bento Velho, Fazenda Cristina e Vila Natuba, os quais recebem os vultosos investimentos.

O site A Voz da Vitória pesquisou e fez o levantamento de todos os empreendimentos beneficiados nesse período. Destes, pelo menos cinco são Postos de Combustíveis que foram autorizados a se instalar em Vitória de Santo Antão a fim de comercializar os produtos derivados de petróleo, a saber:

·         Posto São Miguel Petróleo LTDA na BR-232

·         Posto S & S Combustíveis LTDA no Bairro de Redenção

·         Posto Silva & Rocha Combustíveis LTDA na Av. Henrique de Holanda

·         Eco Posto Vitória Comércio de Combustíveis LTDA na Av. Henrique de Holanda

·         Auto Posto Dipetro LTDA no Engenho Bento Velho.

A Prefeitura de Vitória, ainda com a autorização da Câmara nestes dois primeiros anos da gestão Paulo Roberto, fez a doação de áreas de terrenos aos seguintes empreendimentos:

Doação de terreno na Fazenda Cristina a Empresa paraibana Bovil Comércio e Indústria e Subprodutos Bovinos LTDA;

Doação de terreno na Fazenda Cristina a Empresa P. Pereira Lins Transportadora LTDA;

Doação de terrenos em duas áreas na Fazenda Cristina (às margens da BR-232 / Vila Natuba) a Empresa 3R Estrutura de Energia Renovável LTDA;

Doação de terreno na Vila Natuba a Fábrica Carmo Chocolates às margens da BR-232;

Doação de terreno na Fazenda Cristina a Empresa Wesa Engenharia Ambiental*;

Doação de terrenos em duas áreas do Engenho Bento Velho a Empresa Neoclor Nordeste Produtos Químicos LTDA;

Doação de terreno no Engenho Bento Velho a Empresa Roma Invest EIRELLI LTDA*;

– Doação de terreno no Engenho Bento Velho a Empresa São Marcos Soluções Industriais;

Doação de terreno no Bairro Redenção a Empresa J. F. de Almeida Material de Construção;

Doação de terreno no Engenho Bento Velho a Empresa ORTHOASIS Indústria de Colchões EIRELI;

Doação de terreno a Empresa Nordespuma Indústria e Comércio LTDA.

Destas doações de terrenos, posteriormente duas delas foram revogadas, também por Lei Municipal aprovadas pelos vereadores. Trata-se da Wesa Engenharia Ambiental e a Roma Invest EIRELLI LTDA (*), ambas não cumpriram os prazos de instalação determinados por Lei, e os terrenos voltaram a pertencer a municipalidade.

Também nesse período bienal da gestão Paulo Roberto, houve ainda a doação de terreno no Loteamento Irmãos Azoubel, área urbana de Vitória, para a instalação do Instituto de Planejamento, Organização, Trabalho e Sustentabilidade – Instituto Potes. Por conseguinte, sacramentando um convênio firmado anteriormente, o poder público municipal autorizou a desafetação e doação de Imóvel Público à Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, cedendo novas medições e confrontações da área de terreno doada no Alto do Reservatório para a ampliação do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE), ou seja, a área do antigo Zoológico Municipal. Por sua vez, um terreno foi cedido ano passado para a instalação de uma Empresa de Veículos Automotores, empreendimento este que o Blog A Voz da Vitória não conseguiu ter acesso as informações básicas de identificação versadas no Projeto de Lei (PL) nº 60/22. A mesma dúvida ocorre com o PL nº 40/21.

Com a autorização do Legislativo, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão concedeu incentivos fiscais a IBF – Indústria Brasileira Famoquímicos S/A que está instalada às margens da BR-232. Outras duas indústrias também foram contempladas com incentivos fiscais, trata-se da Indústria OWENS-ILLINIOIS do Brasil Indústria e Comércio que se encontra em fase de ampliação no Município, bem como a chegada da Ortonobre Indústria de Colchões, prestes a completar 50 anos no mercado. A Ortonobre recebeu a concessão de um terreno de 20 mil m² no Parque Industrial.