SIMEPE lança campanha ‘Quebre o silêncio’ para o setembro amarelo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está em 8º dentre os países com maior número de suicídios. Além disso, estudos afirmam que médicos possuem vulnerabilidade 2,45 vezes maior que o restante da população.
Estes dados preocupam bastante e também causam um estado de alerta. Por essa razão, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), tendo consciência da importância que o setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, carrega consigo, criou a campanha “Quebre o silêncio”, trazendo em evidência a intenção de entender melhor a saúde mental da classe médica.
A categoria médica adoece mentalmente de maneira constante e este é o maior motivo da campanha estar sendo realizada. A ação visa compreender quais os fatores que trazem o médico ao extremo, resultando assim em inúmeros transtornos mentais e, na pior da hipóteses, ao suicídio. Devido a preocupação diária com os profissionais da medicina, pois é exatamente este o motivo da existência do Simepe, esta campanha além de informar, realizará uma pesquisa quantitativa para colher dados que auxiliem no domínio do assunto que é o autocídio entre médicos do Estado. “Quebre o silêncio” já está em andamento nas plataformas digitais do Sindicato e qualquer médico que quiser e se sentir à vontade em participar é bem-vindo”.
Link para o formulário clicando AQUI
Uma campanha do Simepe em defesa do médico pernambucano.