Ceclin
out 08, 2020 0 Comentário


PTC e PRTB estão fora do Guia Eleitoral. Aglailson Júnior abre o programa

Candidato a reeleição, o prefeito de Vitória, Aglailson Júnior abre o Guia Eleitoral nesta sexta-feira, ao lado do seu candidato a vice Henrique Queiroz. Foto: Divulgação

Por Lissandro Nascimento

O horário eleitoral, mais conhecido como “Guia Eleitoral”, terá início nesta sexta-feira, dia 09 de outubro. Nesse primeiro turno, a propaganda de candidatos a prefeitos e vereadores, no rádio e na TV, vai até o dia 12 de novembro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), serão dois blocos de dez minutos, cada, na TV e nas emissoras de rádio. Ao longo do dia serão mais 70 minutos de inserções de candidatos majoritários (prefeitos) e proporcionais (vereadores).

O guia eleitoral ocorrerá diariamente, de segunda-feira a sábado. Os blocos serão exibidos nas emissoras de rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na televisão, eles serão veiculados das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Pelas novas regras da cláusula de barreira, que estabelece critérios de desempenho eleitoral para o acesso de partidos a recursos do Fundo Partidário e ao tempo gratuito de rádio e TV, os partidos PMN, PTC, DC, REDE, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP não têm direito a tempo no horário eleitoral.

Chapa do PTC

É o caso do PTC e PRTB em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul. O candidato a prefeito Moacir da  Mandioca e o seu vice Gilvani Lima, ambos do PTC, não terão acesso ao programa eleitoral, bem como os seus candidatos a vereador. O mesmo ocorre com os candidatos a vereador da chapa do PRTB que se encontra coligado com o candidato a prefeito Paulo Roberto (MDB).

Candidato a reeleição, o prefeito de Vitória, Aglailson Júnior (PSB) abre o Guia Eleitoral nesta sexta-feira, ao lado do seu candidato a vice Henrique Queiroz (Avante). A Rádio Atual FM deverá gerar o sinal de transmissão do programa junto as Rádios Vitória FM e Tabocas FM, enquanto a TV Vitória também irá reproduzir. As regras foram definidas entre o Juiz da 018ª Zona Eleitoral e os representantes das coligações na cidade reunidos no último dia 06.  Tanto Aglailson como Paulo Roberto terão os maiores tempos devido a junção de partidos nos dois palanques. A Frente Popular da Vitória (Aglailson) conta com 3 minutos e 24 segundos, enquanto Vitória Merece Respeito (Paulo e Edmo), dispõe de 3 minutos e 19 segundos.

Depois de Aglailson, na seqüência do Guia, em rodízio, virão os candidatos a prefeito Tomé Ferraz (PT), Antonio de Lemos (DEM), Paulo Roberto (MDB), Toninho Nascimento (Cidadania) e Hérika Araújo (PDT), esta última em chapa coletiva feminina inédita para a cidade com o nome Vitoriosas.