Ceclin
jan 19, 2021 0 Comentário


Profissionais de Saúde da Vitória são os primeiros a se vacinar contra Covid-19

As doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, foram entregues na Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão e a Prefeitura realizou as primeiras aplicações da vacina na tarde desta terça-feira (19/01), na UPA-E.

A primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus foi a Técnica em Enfermagem do Hospital Santa Maria, Maria de Fátima Santana, 56 anos. Dona Fafau, como é conhecida, já havia sido infectada pela Coronavírus logo no início da Pandemia, em abril. “Estou muito feliz em poder tomar essa vacina, pois essa é uma doença horrível, que eu não desejo para ninguém. Temos que confiar na vacina e vai dar tudo certo”, comemorou.

Além de dona Fafau, também foram vacinados Maria José Soares, 65 anos, técnica de enfermagem do Hospital João Murilo de Oliveira, Laura Vasconcelos, 54, enfermeira da mesma unidade de Saúde e do Município, Athos Leandro, 33, fisioterapeuta da Associação de Proteção à Maternidade (APAMI), e o médico infectologista Filipe Prohaska.

Nessa primeira fase serão vacinados todos os trabalhadores do sistema de Saúde e os idosos acima de 80 anos e, em seguida, de 75 a 79 anos. Para o público idoso será oferecido o serviço de vacinação em domicílio.

FASES DA CAMPANHA – Apesar de ser motivo de comemoração, a vacinação não deve ser usada como desculpa para relaxar os cuidados preventivos contra a Covid-19. Ao todo, foram destinadas à Vitória de Santo Antão 2.170 unidades da vacina, que, neste primeiro momento, irão imunizar em duas doses 1.085 profissionais da área de Saúde atuantes na linha de frente de combate ao Coronavírus no Município e vacinadores, 30% do total. Outro grupo a receber os imunizantes nesta etapa será o de idosos de instituições de longa permanência, como asilos, e seus trabalhadores. Antes, o Governo do Estado disponibilizou 21.667 unidades de seringas e agulhas para ajudar na vacinação.

“As novas fases da campanha dependerão da entrega de doses por parte do Ministério da Saúde e, tão logo as vacinas cheguem, faremos a imunização”, pontuou Eudes Lorena, Secretário Municipal de Saúde.