Ceclin
set 08, 2020 0 Comentário


Prefeituráveis de Vitória confirmam datas de convenções

Por Lissandro Nascimento

O prazo para as realizações das convenções partidárias iniciou desde o dia 31 de agosto com término marcado para o dia 16 de setembro, em todo o País. Nelas, as legendas terão oportunidade de realizar as escolhas dos candidatos que serão lançados para a disputa das Eleições Municipais 2020.

Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, os partidos dos seis pré-candidatos à Prefeitura já confirmaram as datas de suas respectivas convenções. Foram eles: o PTC, PT, PSB, DEM, MDB e Cidadania. As exceções estão por conta do PRTB que ainda não divulgou a data de seu evento.

A série de eventos do tipo no cenário político local teve início no dia 1º de setembro, quando ocorreu a convenção de Moacir da Mandioca pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), tendo como candidato a vice-prefeito o advogado Gilvanir Lima.

Ensaiando desde o ano passado para ter candidato a prefeito, o PDT indicava os nomes de André Carvalho e ou do vice-prefeito Dr. Saulo Albuquerque, porém nas últimas semanas ambos desistiram e decidiram postular vagas para a Câmara de Vereadores. Tanto Dr. Saulo e André que agora deverão fortalecer a chapa proporcional do PDT, a sigla tende decidir no próximo sábado, 12 de setembro, uma candidatura feminina para disputar o Executivo. Para tanto, especula-se o nome da produtora cultural Hérika Araújo. O encontro partidário será às 17h de forma virtual.

Por sua vez no dia 13 de setembro (domingo) ocorrem três convenções: a convenção do PT, do pré-candidato a prefeito – o Professor Tomé Ferraz, a do empresário Antonio de Lemos – do Democratas, e do candidato a reeleição Aglaílson Júnior pelo PSB.

Pelo lado governista, o prefeito Aglailson Júnior deverá definir no Clube O Leão, o nome do ex-deputado Henrique Queiroz (Avante) como seu vice-prefeito. Também já foi decidido como vice por parte do PT a Professora Clícia França, quando a legenda fará convenção virtual na tarde do domingo. Já o DEM deverá anunciar o candidato a vice na chapa encabeçada por Lemos neste domingo, na sede da Associação Comercial (ACIAV).

Adiante, no dia 15 o PTB fará convenção e tudo indica que o Professor Edmo Neves será candidato a vice-prefeito compondo com outro grupo político.

Em paralelo, no dia 15, ocorrerá o evento do MDB, do pré-candidato Paulo Roberto, empresário dos setores da educação e esportes. A agremiação partidária liderada pelo empresário Alexandre Ferrer vai reunir seus correligionários no Clube O Leão.

Por outro lado, outro prefeiturável, o atual vereador pelo Cidadania Toninho Nascimento, redefiniu a data de sua convenção para a noite do dia 16 de setembro, na Câmara Municipal. O evento também irá homologar o nome do Enfermeiro e Agente de Saúde Josivaldo França como companheiro de chapa.

Por conseguinte, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) do vice-presidente da República Hamilton Mourão deverá indicar o nome do empreendedor Carlos Alberto como candidato a prefeito de Vitória. Até o momento a legenda não divulgou seu evento.