Ceclin
dez 10, 2019 0 Comentário


Prefeitura de Pombos realiza maior programa de reformas de escolas da história da cidade

A gestão de Dr. Marcos se comprometeu reformar e recuperar em 2020 uma dezena de escolas que resta na rede de ensino de Pombos. Fotos: Divulgação

A gestão de Dr. Marcos se comprometeu reformar e recuperar em 2020 uma dezena de escolas que resta na rede de ensino de Pombos. Fotos: Divulgação

por Lissandro Nascimento

O Município de Pombos, no Agreste pernambucano, completa 56 anos nesta quarta-feira (11/12) com feriado na cidade. A atual gestão pública faz uma intervenção que deixa importante marca na história local. A Prefeitura de Pombos, através das Secretarias de Educação e de Obras Públicas vêm realizando reformas nas escolas da rede municipal de ensino. Das 29 unidades de ensino existentes, destas 16 foram e estão sendo totalmente reformadas, uma ação considerada como o maior programa de reformas já feito na cidade. “Todo esse esforço da gestão municipal objetiva proporcionar melhor conforto nos espaços de ensino, melhorando assim o ensino aprendizagem de nosso corpo docente, discente e toda comunidade escolar”, avalizou Leila Clara, secretária de Educação, Cultura, Esportes e Turismo de Pombos.

Já foram reformadas as seguintes escolas: Colégio Municipal 11 de Dezembro, Escola Rui Barbosa, Entidade Cândida Maurício de Melo, Esc. Marechal Castelo Branco, todas no perímetro urbano, bem como a Escola Municipal Dois Leões, no Distrito de Dois Leões. “Todas essas reformas estão sendo feitas graças ao compromisso do prefeito Dr. Marcos com o setor educacional. O gestor não mede esforços para buscar recursos junto aos órgãos competentes a fim de melhorar a infra-estrutura da rede municipal de ensino que atende 4.700 estudantes”, destacou Zaqueu Ferreira, secretário-adjunto.

As reformas também chegaram aos seguintes educandários, totalmente recuperados e modernizados, prontos para atender os estudantes: Esc. Margarida Alves (Sítio Ronda), Barnabé José de Oliveira (Sítio Serra do Boeiro), Henrique Dias (Sítio Lagoa Cercada), Prefeito José João da Silva (Sítio Urubutinga), Santa Ana (Sítio São João Novo), Várzea Grande (Comunidade Várzea Grande), Antonio Simplício de Lorena (Usina N. Sa. do Carmo).

Segundo informou a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo de Pombos, a Escola Municipal Várzea Grande recebeu melhorias e recuperação do prédio, pelo qual é um importante ponto de apoio aos moradores quando uma vez ao mês recebem atendimento médico, através da Secretaria de Saúde. Já o EREM Capitão Manoel Gomes d’Assunção passa por obras na cobertura da sua Quadra, numa ação articulada pelo prefeito junto ao Governo do Estado.

Prefeitura de Pombos reformas de escolas

Segundo a Prefeitura de Pombos, até dezembro de 2019, além das escolas já recuperadas, serão reformadas mais três unidades de ensino, o que totaliza cerca de 70% dos equipamentos recuperados e ampliados na Educação de Pombos. São elas: Esc. João Alves de Freitas (Sítio Olho D´Água), Florentino Pimentel (Sítio Bôto), Manoel Juvino Pereira (Sítio Tabocas). A gestão de Dr. Marcos se comprometeu reformar e recuperar as outras 14 escolas em 2020.

Quadra Poliesportiva de Pombos PEDesde o último mês de novembro os cidadãos de Pombos contam com outro equipamento escolar recuperado e requalificado, a Quadra Poliesportiva. “Era uma das prioridades assumidas quando iniciamos a gestão. Atendendo ao pedido dos nossos desportistas, realizamos um verdadeiro mutirão, com nova pintura, colocação da rede, reparos na cobertura, troca da iluminação, proteção e marcação do piso para prática de várias modalidades esportivas”, informou o prefeito Dr. Marcos Ferreira (PSB).

Dentre outras importantes intervenções realizadas pela gestão no setor educacional, destacou ainda que a pasta firmou nos últimos três anos inúmeras parcerias para programas pedagógicos, manteve o pagamento dos salários em dia, realizou concurso público, fornece merenda de boa qualidade e garantia do transporte escolar, bem como instalou extintores nas unidades escolares, além de formação continuada dos professores e capacitação para as merendeiras. Busca praticar a gestão escolar com transparência pública valorizando os três conselhos que fiscalizam este setor.

reformas nas escolas da rede de ensino de POMBOS PE