Prefeita reeleita Dayse Juliana, vice e nove vereadores são diplomados em Primavera
Na tarde desta quarta-feira (16/12), a Justiça Eleitoral outorgou os diplomas aos eleitos em 2020 para a prefeita reeleita de Primavera Dayse Juliana dos Santos (PSB), de 34 anos, além do vice-prefeito Cacá de Tutu (PDT), 44 anos, e os nove vereadores que comporão a próxima Legislatura na Câmara daquele município na Mata Sul pernambucana. A solenidade foi restrita aos eleitos por conta do avanço da Covid-19 em Pernambuco. Dayse foi a primeira prefeita mulher reeleita na história de Primavera contando com o apoio do PSB, PDT, DEM e PP que formaram seu palanque vitorioso no último pleito de 15 de novembro.
Dayse foi reeleita com 5.403 votos válidos (60,52%) contra 3.035 de Rômulo César (PSD), seu principal oponente que é conhecido como Rômulo Pão Com Ovo, ex-prefeito, que ficou em segundo lugar com 33,89%. Felipe de Lado (PL), parente do ex-prefeito Galego do Gás, também concorreu à prefeitura ficando com 456 votos. O último colocado foi Júnior Padre (PTC) com 43 votos.
“Fui aprovada com 5.403 votos de confiança que recebemos da população, a maior votação da história do nosso Município. Ao lado do nosso vice Cacá, nesse momento de gratidão ao povo primaverense, renovamos a disposição e o compromisso de trabalhar cada vez mais pelo desenvolvimento da nossa cidade. Nunca foi sorte, sempre foi Deus!”, discursou a Prefeita reeleita Dayse Juliana que deverá assumir seu novo mandato junto com os nove vereadores eleitos a partir de 1º de janeiro de 2021.
De posse dos diplomas, prefeita e demais diplomados posaram juntos para foto, o que sugere a obtenção unânime de apoio na Câmara de Vereadores. Confira os nomes dos vereadores diplomados:
Irmão Bibiu (PSB) – 479 votos
Irmão Cacá do Sindicato (PSB) – 465 votos
Tonho Fateiro (PDT) – 441 votos
Josy Povão (PDT) – 434 votos
Cláudia da Saúde (DEM) – 431 votos
Boca Irmão de Jeyson (PL) – 362 votos
Bruno do Povo (PSD) – 347 votos
Mima da Banca (PSD) – 289 votos
Beto Bike (DEM) – 246 votos.

Diplomação dos eleitos 2020 em Primavera. Fotos: Divulgação
Diante desse novo cenário político na cidade, Bruna Magalhães, esposa do empresário Eudo Magalhães, foi a candidata a vice de Rômulo Pão com Ovo. Nas eleições de 2016, quando Dayse Juliana foi eleita prefeita pelo PDT com o apoio de Galego do Gás, o Clã Magalhães ficou com a terceira colocação, obtendo uma votação bastante expressiva na casa dos 2 mil votos. Em 2018, obtiveram também uma votação expressiva para seus representantes para a Alepe e a Câmara dos Deputados. Com a oposição dividida em 2020, quem ainda disputou foi o atual presidente da Câmara, Felipe de Lado, que dessa vez contou com o apoio do ex-prefeito Galego do Gás, todos eles derrotados por Dayse.
A gestora não contou mais com o apoio de Galego, com quem era casada à época da sua primeira eleição, quando romperam politicamente e se separaram maritalmente.
Naquela eleição de 2016, Rômulo César apoiou a candidatura da sua mãe, a ex-prefeita Naza Pão com Ovo (PSB) que buscava a reeleição. Naza ficou em segundo lugar com 2.619 votos. O terceiro colocado foi Eudo Magalhães momento em que disputou um cargo político em Primavera pela primeira vez, obtendo 2.079 votos.
Conforme os resultados positivos obtidos nas urnas nos últimos três pleitos eleitorais, Dayse Juliana prova que se consolidou na atualidade como a principal liderança política de Primavera.
SALÁRIOS
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Município de Primavera receberam no último dia 15 de dezembro, o 14° salário. O pagamento corresponde a um incentivo financeiro repassado pela gestão da prefeita Dayse Juliana, a qual também efetuou o pagamento do 13° dos servidores efetivos desde o último dia 10. O recurso foi pago totalmente de uma vez. A gestora declarou que diante das dificuldades provenientes da crise econômica e da pandemia, sua gestão foi capaz de encarar as adversidades fazendo com que as contas do Município estejam equilibradas.