Ceclin
jun 14, 2022 0 Comentário


Pós-Graduação em Educação da UFPE divulga Editais para seleção de mestrado e doutorado

Ao todo, são fixadas 55 vagas para o curso de mestrado e 34 vagas para o curso de doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou Editais com os processos seletivos para admissão ao corpo discente dos cursos de mestrado e doutorado, disponível no Boletim Oficial da UFPE nº 105, publicado no dia 13 deste mês.

Para inscrever-se no processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado, exige-se graduação, em qualquer área, realizada em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para o curso de doutorado, exige-se também mestrado, em qualquer área, realizado em instituição reconhecida pelo MEC. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período de 17 a 27 deste mês.

Os candidatos devem preencher um formulário eletrônico e enviar um e-mail para os endereços selecaomestrado.ppge@ufpe.br ou selecaodoutorado.ppge@ufpe.br com os documentos exigidos em formato de pdf. Toda a documentação deve ser escaneada, reunida em três arquivos únicos distintos (não zipados e legíveis) e enviada em mensagem única com o título “Inscrição Mestrado/Doutorado 2023 – Nome completo do candidato”. O formulário eletrônico para o mestrado está disponível aqui e o do doutorado neste link.

O processo seletivo será procedido pela Comissão de Seleção e Admissão designada pelo colegiado do Programa, formada por pelo menos sete membros. A seleção contará com quatro etapas, as quais incluem provas de conhecimento geral e específico, avaliação do projeto de pesquisa, defesa remota do projeto de pesquisa e análise de currículo.

Ao todo, são fixadas 55 vagas para o curso de mestrado e 34 vagas para o curso de doutorado. Serão reservadas 30% das vagas para pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência. Além disso, uma vaga institucional adicional de cada curso é disponibilizada para servidores ativos e permanentes da UFPE que, aprovados na seleção, não tenham logrado classificação. O resultado final do processo seletivo para o curso de mestrado está previsto para o dia 29 de novembro. Já para o curso de doutorado, o resultado está previsto para o dia 7 de dezembro.

Mais informações
www.ufpe.br/ppgedu
selecaomestrado.ppge@ufpe.br
selecaodoutorado.ppge@ufpe.br