• Ceclin
jun 13, 2019 0 Comentário


Pombos investe no São João itinerante nas comunidades rurais

Pombos São João 2019

Na programação consta que o encerramento será no Pátio de Eventos no dia 06 de julho, quando Pombos pretende firmar no calendário festivo da cidade a “ressaca junina”.

Por Lissandro Nascimento

O Circuito Junino do Forró integra programação do São João dos Pombos, no Agreste pernambucano. Buscando inovar, a gestão do prefeito Dr. Marcos Ferreira (PSB), através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo vêm priorizando atrações musicais com expressão regional, incluindo artistas locais, além de estimular a recém criada Quadrilha Junina Frutos da Serra, formada com componentes que residem na cidade. As festividades começaram desde o dia primeiro de junho e se encerram no próximo dia 06 de Julho.

Precisamente nove localidades da Zona Rural do Município de Pombos estão recebendo o São João itinerante quando às noites agendadas nas comunidades acontece uma grande cantada junina, com direito a comidas típicas e muito forró, embolada e cantoria, além de concurso de dança. Um dos destaques é a Quadrilha Frutos da Serra, iniciativa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligada a Secretaria Municipal de Assistência Social.

A primeira comunidade rural a receber o Circuito do Forró foi Pé de Serra. Por lá estiveram os repentistas emboladores Andorinha e Sonhaçu, bem como o forró pé-de-serra contagiante de Adriano Silva e Forró Baby Love. Por sua vez, a estrutura de palco montada no Centro da cidade no último sábado (08), recebeu a segunda ação do Circuito oferecendo a população os shows da banda os Filhos de Vitôr e Waltinho Cavalcanti, além do cantor e Sanfoneiro Beto Hortiz que contagiou o pátio de eventos com alegria. Também no domingo, dia 09, Nanny Swing e Neide Santos Banda animaram a Vila São José de Dois Leões.

“Este importante momento só fez reforçar nosso sentimento de valorização da nossa tradição e da cultura local, contando com apoio das comunidades envolvidas. O nosso São João é a festa do nosso jeito, com nossa gente e tem agradado por onde passa. O esforço desta iniciativa é para devolver nossas festas, nossa cultura e a tradição ao povo de Pombos e seus visitantes que procuram uma festa junina genuinamente tradicional”, salientou Dr. Marcos Ferreira.

A programação do Circuito Junino do Forró segue percorrendo toda a cidade. As próximas comunidades rurais contempladas com a festa será Chã dos Patinhos (dia 15), Tamanduá (16), Usina (22), Crecré (23), Bôto (24), Porteiras (29 e 30).

E o Pátio de Eventos receberá a festa de encerramento no próximo dia 06 de julho. A Prefeitura de Pombos pretende firmar no calendário festivo da cidade para que os primeiros dias de julho seja um tipo “ressaca do São João”. É uma forma de intensificar o Turismo na cidade oferecendo uma festa tradicional numa data que não há eventos na região. O Departamento de Eventos da cidade analisou que os dias tradicionais de festas juninas são extremamente competitivos, a exemplo das cidades de Vitória de Santo Antão, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Limoeiro e Carpina que detêm uma grade musical com atrações renomadas. De modo que Pombos quer fazer sua festa em um dia de julho somando boas atrações e permitindo absorver um público que ainda deseja forrozar.

As atrações do sábado, 06 de julho, serão divulgadas em breve pela Prefeitura de Pombos, em parceria com a Fundarpe e a Empetur, dois órgãos ligados ao Governo de Pernambuco.

Pombos investe no São João itinerante nas comunidades rurais