Ceclin
set 12, 2020 0 Comentário


PDT vai disputar Prefeitura de Vitória com chapa coletiva feminina

PDT Vitória lança a primeira chapa coletiva de mulheres a majoritária no Brasil. Foto: Divulgação

Seguindo a tendência de chapas coletivas eleitorais, a exemplo do que ocorreu com a ‘Juntas’, chapa exitosa composta por mulheres que foram eleitas em 2018 para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Vitória de Santo Antão realizou sua convenção eleitoral neste sábado (12/09) e pretende reproduzir essa experiência nas eleições 2020 no Município.

Em formato virtual devido à pandemia da Covid-19, o evento do PDT reuniu os filiados para oficializar a candidatura da chapa “Vitoriosas”, composta apenas por mulheres, para disputar a Prefeitura de Vitória. Além da majoritária, o momento também definiu sobre a chapa de candidatos a vereador que irão concorrer a Casa Diogo de Braga.

A chapa coletiva feminina é composta pela gestora de projetos culturais Herika Araújo; de Bruna Morais, formada em Direito e pós-graduanda em Direito Constitucional; a estudante de Medicina Camila Souza; e a bióloga e empreendedora Ana Orama. As duas primeiras terão os nomes inscritos oficialmente no TRE local como candidatas a prefeita e vice-prefeita.

É a primeira chapa coletiva de mulheres a majoritária no Brasil. A convenção contou com a participação de Miguelina Vecchio, vice-presidente nacional do PDT e presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista. O PDT, em razão das regras eleitorais, destina 30% do seu fundo eleitoral para candidatas às prefeituras no Brasil, e a distribuição desse recurso é definida pela AMT.

O PDT pretende apresentar em breve sua plataforma de governo. A convenção da sigla no Município faz parte de um circuito que envolve mais de dez cidades que a legenda tem atividade. Além de Vitória, cidades como Santa Cruz do Capibaribe, Moreno, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Catende e outras também estarão definindo os nomes pedetistas para disputar prefeituras.

A chapa de vereadores do PDT de Vitória se encontra bastante competitiva para a conquista de vagas esse ano. Dentre os principais fortes nomes encontram-se o publicitário André Carvalho, o vice-prefeito Dr. Saulo Albuquerque e o empresário Zé da Juliana Móveis.