Lagoa de Itaenga: Geração Futuro promoveu Seminário Ambiental do Projeto Verdeporto
As mudanças do clima têm provocado transformações cada vez mais acentuadas no mundo, fazendo com que o tema “meio-ambiente” venha a se tornar uma pauta global. Pensando nisso, a Geração Futuro convocou na última segunda-feira (05.09), organizações, gestores públicos, empresas e sociedade civil para compor um grupo de trabalho que venha a somar em ações de reflorestamento, arborização e mobilizações itinerantes de conscientização de novos públicos sobre a necessidade e importância de plantar árvores, a partir de um conjunto de ações provocadas e assumidas pelo Projeto Verdeporto.
O primeiro Seminário Ambiental do Comitê Gestor do Projeto Verdeporto, da Geração Futuro, aconteceu no Ita Clube, em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte pernambucana. Na pauta de atividades, abordagens sobre caminhos para o enfrentamento às mudanças do clima, idosos recuperando/plantando o futuro e a construção de agenda de encontros. O grupo de teatro Tubira-bá apresentou durante o seminário o espetáculo “Que abacaxi é esse?”, trazendo uma importante discussão sobre os desafios da preservação ambiental.
Sobre o Comitê Gestor
Um espaço de interação e integração para o fortalecimento de ações sustentáveis e acompanhamento do processo formação, mobilização, reflorestamento e arborização do Projeto Verdeporto. Em um segundo momento, o Comitê passa a ser um espaço estratégico de articulação e mobilização de parceiros, evidenciando o trabalho realizado e possibilitando novos caminhos.
Sobre o Projeto Verdeporto
O Projeto busca envolver idosos/as na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento e na arborização da cidade de Lagoa de Itaenga/PE, recuperando áreas degradadas, para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. Tem o compromisso com mobilizações educativas no território turístico do Complexo de Suape e prevê o reflorestamento de áreas, com o plantio de 10mil mudas de árvores nativas por ano.