Janeiro segue com sete homicídios em Vitória de Santo Antão
Segundo dados divulgados recentemente pela Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, apresentou uma redução em homicídios de 24% em 2021, comparando os números com o ano de 2020 que registrou 92 homicídios, contudo, em 2021, o Município registrou 70 assassinatos, que apesar da redução aponta Vitória com a 10ª posição no ranking de cidades mais violentas do Brasil, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Por sua vez, o início do ano de 2022 em Vitória de Santo Antão aponta índice de violência acentuado, envolvendo 07 assassinatos e três tentativas de homicídio no Município. Confira um resumo destes dados a seguir…
TIROS CONTRA MULHER no CENTRO DE VITÓRIA
Na madrugada do domingo (23.01), Eduarda Mikaelt Siqueira Teodósio, de 21 anos, foi assassinada com doze disparos de revólver tombando próximo ao Galpão do final da Avenida Mariana Amália, no Centro da Vitória de Santo Antão. A Polícia Civil informou que um homem conhecido por “Jundiá” efetuou os disparos na cabeça da vítima, fugindo em seguida. Ela era dependente química e já teve passagem pela Delegacia local por cometer delitos.

Corpo de Wellington Alemão encontrado no Tapacurá; estava desaparecido há três dias. Foto: Cortesia
CORPO NO RIO TAPACURÁ
Wellington Ferreira de Freitas, 38 anos, foi encontrado morto no início da manhã do dia 20 de janeiro, embaixo de uma ponte situada na comunidade do Dique, perímetro urbano da Vitória de Santo Antão, precisamente submerso às margens do Rio Tapacurá. Segundo a Polícia Civil, a vítima, conhecida por Alemão, foi morta por arma branca tendo uma lesão cortante abaixo do queixo e duas na região da cabeça. O homem era usuário de drogas e estava desaparecido desde o último dia 18.
TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO IRÃ
William Marques da Silva, 23 anos, foi baleado no último dia 19 de janeiro, na comunidade do Irã, área urbana da Vitória de Santo Antão. Segundo a Polícia, os suspeitos de efetuarem os disparos foi o cunhado da vítima, José Jebson dos Santos, além de um homem conhecido por “Cunhão”, ambos se encontram foragidos. A motivação do atentado à bala não foi divulgada. William se encontra internado no Hospital da Restauração (HR), no Recife.
PM FRUSTRA CRIME DE MORTE NO AMPARO
Dois criminosos utilizando uma moto tentaram matar um jovem a tiros na Rua Prof. André Miranda, no Bairro do Amparo, em Vitória de Santo Antão, na noite do último dia 18 de janeiro, sendo impedidos por uma viatura da Polícia Militar (PM) que realizava rondas pelo local. Os agentes ouviram disparos de arma de fogo e logo avistaram Yan Matheus Bezerra da Silva, 20 anos, tentando escapar da tentativa de assassinato. Os PM’s trocaram tiros com os algozes e um deles foi baleado, identificado como Manoel dos Santos Lucena, 20 anos, flagrado com uma arma em punho e com 14 big-bigs de maconha, sendo logo após socorrido para o Hospital João Murilo, enquanto o segundo suspeito conseguiu fugir na moto.

Pessoas assassinadas em Vitória no mês de janeiro/22: Eduarda, Wellington Alemão, Messyas, Joana Joyce, Maykon e Zequinha.
JOVEM EXECUTADO EM BAR NA MANGUEIRA
Marjones Messyas Cristóvão Coelho dos Santos, de 26 anos, estava bebendo em um Bar situado no Bairro da Mangueira, em Vitória de Santo Antão, quando foi executado a tiros por homens que adentraram no estabelecimento e atiraram contra sua cabeça. O crime ocorreu na tarde do último dia 13 de janeiro. Segundo a Polícia, a vítima respondia a processos judiciais por envolvimento em golpes na Internet.
RECICLADOR MORTO EM ESTRADA NOVA
Jean Carlos José da Silva foi encontrado sem vida no início da manhã do dia 10 de janeiro, próximo as barracas que comercializam fogos de artifícios na Av. Miguel Arraes – antiga Estrada Nova – Centro da Vitória de Santo Antão. A vítima foi morta a tiros, com graves lesões na altura do peito. Ele catava materiais recicláveis e era dependente químico, além de, segundo a Polícia, cometer pequenos furtos.
MULHER EXECUTADA no CENTRO DE VITÓRIA
Em Vitória de Santo Antão, outro crime de morte aconteceu no Centro da cidade, na manhã do dia 08 de janeiro, precisamente na Avenida Mariana Amália. Uma mulher foi morta a tiros, sobretudo na região da cabeça, tombando nas proximidades do Pátio de Eventos Otoni Rodrigues. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para o local, mas a vítima já estava em óbito. Ela era chamada de Joana Joyce, que residia no Bairro do Maués.
MULHER BALEADA
Maria Eduarda Santiago, de 24 anos, foi baleada no final da Avenida Mariana Amália, próximo a Ponte da Gaiola, no Centro da Vitória de Santo Antão, no último dia 06 de janeiro. Bandidos armados que passavam pela localidade se confrontaram e diante dos tiros atingiu essa mulher, que foi socorrida até o Hospital João Murilo.
EXECUÇÃO NA ESTRADA DE GALILEIA
Na tarde do dia 03 de janeiro, Maykon Rafael Amorim de Moura, 27 anos, foi assassinado com tiros na cabeça quando transitava na estrada que dá acesso ao Sítio Galileia, próximo ao Engenho Bento Velho, Zona Rural da Vitória de Santo Antão. A vítima estava dentro de um veículo Gol, Placa KIB-0413, possivelmente clonada de Gravatá. Segundo pessoas da localidade, ele foi morto por um trio que o interceptou e efetuou os disparos.
CRIME DE MORTE NA ÚLTIMA NOITE DE 2021
José Manuel dos Santos Santana, 26 anos, foi morto a tiros, sobretudo na região do crânio, na noite do dia 31 de dezembro, na Av. Henrique de Holanda, próximo a entrada de Caiçara, Bairro Maués, em Vitória de Santo Antão. Policiais da equipe da Divisão Especializada em Apuração de Homicídios – DEAH – atestaram que a vítima, conhecida por “Zequinha”, tinha envolvimento com drogas e também era acostumado a cometer pequenos furtos.