Ceclin
mar 04, 2020 0 Comentário


Há três anos, Maternidade de Pombos assegura e festeja centenas de nascimentos

Com a qualificação do Bloco Cirúrgico do Hospital de Pombos, a unidade hospitalar vem salvando vidas e trazendo novos filhos para o Município.  Fotos: Divulgação

Com a qualificação do Bloco Cirúrgico do Hospital de Pombos, a unidade hospitalar vem salvando vidas e trazendo novos filhos para o Município. Fotos: Divulgação

Por Lissandro Nascimento 

Uma ação governamental na área de Saúde mudou o local de destino de nascimentos de bebês nos últimos três anos na cidade de Pombos, no Agreste pernambucano. O Hospital e Maternidade Virgínia Colaço Dias vem registrando partos de bebês genuinamente pombenses, fato que há muito tempo não ocorria, pois as crianças de Pombos nasciam em outros municípios por não dispor de estrutura física adequada.

Com a qualificação do Bloco Cirúrgico do Hospital de Pombos, a unidade hospitalar vem salvando vidas e trazendo novos filhos para o Município. Conforme os números fornecidos por Karina Costa – coordenadora de Enfermagem do Hospital, computados apenas no período de março de 2018 a fevereiro de 2020, foram 144 partos cesáreos realizados pela equipe médica. Com profissionais especializados, estes além de operarem partos cesarianos, também realizam Perineoplastia, Hernioplastia e Salpingectomia, informou Kássia Lorena, Diretora do Hospital, lembrando que a unidade também dispõe de outros procedimentos de média complexidade.

Segundo a direção do Hospital e Maternidade Virgínia Colaço Dias, desde março de 2018 a fevereiro de 2020 foram 119 cirurgias eletivas, a exemplo de laqueaduras, cisto pilonodal, hérnia e fimose. Além de 412 pequenas cirurgias como retiradas de sinais, cisto sebáceo, nervus, exerese de pele. Todos os procedimentos se aproximam de 600 intervenções cirúrgicas.

“Sou grata ao prefeito e toda equipe profissional da Maternidade de Pombos, por me permitir fazer todo pré-natal e o meu parto na cidade em que moro e trabalho. Estou feliz que minha filha seja uma pombense como eu. Graças a Deus minha filha nasceu saudável e não precisou nascer em outra cidade. Devido ao excelente serviço do hospital e excelentes profissionais que lá estão que valorizam pleno tratamento humanizado, estou orgulhosa e agradecida pela forma que minha família foi acolhida”, revelou Tatiane Santos, de 29 anos, mãe de uma menina hoje com dois anos.

novas mamães em Pombos PE 2019

Cabe ainda destacar que nesse período, segundo Kássia Lorena, o Hospital adquiriu mais duas ambulâncias e reforçou os serviços prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi contemplado com mais um veículo, numa articulação conjunta do governo do Prefeito Dr. Marcos Ferreira (PSB). A gestora salientou que depois da reinstalação do bloco cirúrgico, passou por reformas a Lavanderia geral e o Necrotério do hospital, anunciando a reforma da sala de curativos. O Hospital e Maternidade também foi contemplado com contratação de mais médicos, melhoria estrutural com acessibilidade, reforma do telhado, compras de novos equipamentos e móveis, bem como vem permitindo uma melhor assistência no deslocamento de pacientes a outras unidades hospitalares da região.

A atual gestão de Pombos ainda assegurou a implantação do Ambulatório do hospital em prédio anexo com serviços de CREAs, farmácia de atenção básica e disponibilização de medicamentos. Em breve, o ambulatório vai dispor de um novo aparelho de Raios-X e de Endoscopia. O prédio anexo conta com atendimento agendado de obstetra, ginecologista, pediatra, psicólogo, psiquiatra, cardiologista e odontólogo.

“Alguns pensam em grandes conquistas apenas com grandes edificações, nós pensamos muito além do material, pensamos nos cuidados básicos e na promoção de uma saúde melhor, também como grandes conquistas. Mais cirurgias, novos pombenses nascendo e nossa cidade crescendo e evoluindo”, sintetizou o prefeito de Pombos.