• Ceclin
out 16, 2019 0 Comentário


Gestão de Dr. Marcos qualificou a Festa do Abacaxi em Pombos

Gestão de Dr. Marcos qualificou a Festa do Abacaxi em Pombos

Festa do Abacaxi movimenta a cidade de Pombos agradando todos os públicos

A 34ª Festa do Abacaxi trouxe motivos para a população de Pombos comemorar com atrações musicais se revezando nos três dias de festa no palco principal instalado no Centro da cidade, evento que vem se consolidando nos últimos anos assegurando importância no calendário festivo pernambucano. A Festa do Abacaxi mudou totalmente seu modo de fazer desde 2017, atraindo oportunidades de negócios empreendedores durante os dias 11, 12 e 13 de outubro, bem como abriu espaços para o produtor rural que planta o abacaxi fazendo expor seu comércio, além de organizar os artesãos e atrair expositores regionais, compondo nesse ambiente festivo parte de uma macro visão estratégica na qualificação não só em termo cultural, mas, sobretudo econômico.

Considerada pela população como a maior de todas, a Festa do Abacaxi edição 2019 agradou todos os públicos. Desde cedo, as pessoas contaram com palco alternativo e a movimentação da Expo Abacaxi apresentando sua 3ª Feira da Agricultura Familiar e a Feira de Artesanatos.  A terra do ‘Abacaxi Gigante’ atraiu cerca de 30 mil pessoas nos três dias de festa, segundo a Prefeitura local, se totalizados os públicos do dia e da noite.

Festa do Abacaxi movimenta a cidade de Pombos 2019

Destaca-se ainda o Palco Cultural que tocou todos os ritmos: desde o coco, forró, brega, sertanejo, pagode, samba, frevo, embolada e forró pé-de-serra. Representando esses ritmos contaram-se com as atrações locais como Adriano Silva, Deda do Acordeom, Paulo Henrique dos Oito baixos, Sanhaçu e Andorinha e ainda Márcio Lima. Enquanto que as atrações regionais contou-se com os shows de Augusto César, Banda Luará, Thiaguinho Social Samba Clube, Dudu do Acordeom, Nerynho do Forró e Bruno César. A animação durante o dia teve a concentração do Bloco infantil Abacaxi Kids, o qual foi destinado às crianças e seus pais, reunindo cerca de 3 mil pessoas.

O palco principal foi ocupado por diversas atrações a nível nacional como os cantores Maria Clara, Kátia Cilene, Wallas Arrais e Pedrinho Pegação, além de outras atrações regionais, a exemplo de Pedro Henrique e Gustavo, Thayara Andreza e Forró Farrear.

A geração de renda durante os três dias de festa superou os custos empregados com a infra-estrutura do evento. Embora a festa tenha 34 anos de edições, durante alguns anos deixou de ser realizada, o que fez com que os produtores e agricultores quase perdessem o título de maior produtor do Estado, retirando a festividade do calendário de eventos de Pernambuco devido aos sérios equívocos de gestões anteriores.

34 Festa do Abacaxi em Pombos 2019Segundo dados divulgados pelo Instituto Pernambucano Agroeconômico – IPA, a produção de Pombos chega aos 18 milhões de frutos por ano. Apenas este ano o Município comemorou a volta dos repasses da FUNDARPE aos eventos festivos na cidade e a parceria com o SEBRAE-PE, o que por se só enalteceram o trabalho que vem sendo feito pela gestão do prefeito Dr. Marcos Ferreira (PSB) para a qualificação do evento. Com ampla divulgação inclusive nos principais veículos de comunicação do Estado, comprovadamente a Festa do Abacaxi tem sido um sucesso atraindo inúmeros turistas dos vários lugares, demonstrando exemplo de como um investimento pequeno e planejado torna-se eficiente, somado a organização e abertura de oportunidades aos produtores da fruta.

Vale ressaltar que ao longo dos três dias de evento, os índices de ocorrências de pequenos crimes foram praticamente zerados, inclusive com incidências de furtos também desconsiderados.

Na ocasião da festa, a Prefeitura procurou cadastrar mototaxistas, ambulantes e expositores, todos com padrão de qualidade para que o evento fosse feito além dos palcos. Destaca-se os ambulantes de bebidas alcoólicas que foram estimulados a trocar o ‘carrinho de mão’ pelos freezers portáteis da AmBev, o que agradou a todos.

Participando ativamente desde a montagem até o término da festividade, o Prefeito Dr. Marcos acompanhado de sua família, fez como desde os primeiros anos, a distribuição dos frutos ao público presente, marcando um ato tradicional quando ajudou a desmontar a ornamentação do Abacaxi Gigante de 09 metros montado no Centro da cidade, que também serviu como ponto de visitação do grande público.