Ceclin
mar 20, 2020 0 Comentário


COVID-19: Fechamento do comércio, paralisação da construção civil e transporte intermunicipal

Novo decreto determina fechamento do comércio, paralisação de obras da construção civil e transporte intermunicipal. Fotos: Divulgação

Novo decreto determina fechamento do comércio, paralisação de obras da construção civil e transporte intermunicipal. Fotos: Divulgação

O isolamento social é uma das medidas mais indicadas para a contenção da pandemia do novo Coronavírus. Somente os serviços essenciais permanecerão ativos, assim como alimentação, farmácias e combustíveis

Com o objetivo de reduzir ao máximo o avanço do novo Coronavírus em Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, na manhã da sexta-feira (20.03), novas medidas restritivas. Por meio de Decreto, o Governo determina, a partir deste domingo (22), o fechamento do comércio e dos serviços, além da paralisação das obras da construção civil.

Durante o pronunciamento, Paulo Câmara agradeceu a colaboração da população e ressaltou, mais uma vez, a importância de as pessoas permanecerem em suas casas, para reduzir a transmissão da doença. “Quero assegurar aos pernambucanos e pernambucanas que temos reunido aqui no Palácio os maiores especialistas de várias áreas, para contribuir no enfrentamento dessa epidemia e nos ajudar a atravessar esse momento difícil”, afirmou o governador.

Paulo Câmara ressaltou ainda que não estão incluídos na lista do novo decreto serviços relacionados à alimentação, como supermercados, padarias, mercadinhos, casas de ração animal, farmácias e depósitos de água mineral e gás, além de obras de serviços essenciais (como hospitais e abastecimento de água, gás, energia e internet). Obras contratadas pelo serviço público de todos os entes federativos também estão mantidas.

O Decreto nº 48.810, que instituiu a criação do Gabinete de Combate à Covid-19, instalado no Palácio do Campo das Princesas desde 16 de março de 2020, é apenas uma, entre várias medidas que foram anunciadas pelo chefe do Executivo estadual. O Gabinete atua em conjunto com as diversas Secretarias do Governo para reunir as informações, elaborar estratégias, desenvolver ações e informar a população, com boletins diários e transparência total.

Covid-19 Governo de PE

Transporte Intermunicipal

O transporte intermunicipal em Pernambuco estará suspenso a partir desta segunda-feira (23/03). A medida é mais uma como forma de prevenção a Covid-19. A decisão não impacta o transporte público da Região Metropolitana do Recife, atinge apenas as viagens com saída da RMR para o Interior, além das viagens entre municípios pernambucanos. Com isso as linhas que fazem o trajeto em cidades circunvizinhas estão suspensas.

Apesar da suspensão, algumas exceções poderão ser aplicadas aos serviços de fretamento e ao transporte complementar. As viagens fretadas já autorizadas pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) continuarão funcionando, assegurando o serviço. Já o transporte complementar entre municípios do interior, só poderá ser realizado com autorização do prefeito da cidade e se for comprovada emergência no caso. Para obter a autorização, a EPTI disponibiliza no site www.epti.pe.gov.br, um formulário padrão a ser assinado. De acordo com a Diretora Presidente da EPTI, Marília Bezerra, a medida foi tomada para que as pessoas permaneçam em casa, e o movimento de passageiros já vinha registrando uma queda de pelo menos 40% na última semana.

NÚMEROS –  Pernambuco registrou quatro novos casos confirmados, sendo três no Recife e um em Olinda. Agora, são 37 confirmações, três casos prováveis e 310 casos em investigação. Outros 375 já foram examinados e descartados pelos médicos. Desde a quinta-feira passada, o Estado também já registrou três casos de cura clínica, pessoas que já conseguiram debelar a infecção viral e ficaram em condições de receber alta.