Ceclin
Maio 16, 2020 0 Comentário


Faleceu um dos fundadores do ensino superior em Vitória: advogado Ubirajara Carneiro da Cunha

Ele era pai do atual diretor da Univisa, Professor Ubirajara Joaquim Carneiro da Cunha Júnior. Fotos: Divulgação

Vitória de Santo Antão recebeu na noite da sexta-feira (15/05), com profundo pesar a notícia do falecimento do advogado e professor Dr. Ubirajara Joaquim Carneiro da Cunha. Ele foi um dos fundadores da Faintvisa, hoje UNIVISA, além de procurador municipal das cidades de Vitória e de Pombos, na Zona da Mata pernambucana, ficando popularmente conhecido como o sucessor do saudoso Professor Mário Bezerra quando este se tornou  Gestor do Colégio Municipal 03 de Agosto na década de 1990.

O intelectual, nascido na cidade de Moreno (RMR), fundou o antigo Jornal O Arauto. Ele deixa absoluto reconhecimento ao legado perene construído ao longo de tantas décadas dedicadas à causa da Educação na nossa região. Ele era pai do atual diretor da Univisa, Professor Ubirajara Joaquim Carneiro da Cunha Júnior.

Dr. Ubirajara morreu aos 77 anos em sua residência onde morava, em Vitória, e segundo parentes, ele havia apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos dias. Advogado criminalista formado pela Universidade Católica (Unicap), vocacionado para o Magistério, ele detinha uma intelectualidade ímpar, sendo um dos maiores precursores da Educação no interior de Pernambuco. Professor de Língua Portuguesa, bem como da literatura brasileira e portuguesa, gerenciou por 25 anos a AESVISA – Associação de Ensino Superior da Vitória de Santo Antão, deixando a sua imensurável contribuição para a história da Educação da região ao possibilitar o desenvolvimento intelectual científico no interior do Estado.

Tudo começou quando no dia 05 de janeiro de 1971, foram registrados em Cartório os Estatutos Sociais da AESVISA – Mantededora da FAFOPVISA, Faculdade de Formação de Professores da Vitória de Santo Antão, Célula Mater da FAINTVISA (Faculdades Integradas da Vitória), hoje Centro Universitário da Vitória de Santo Antão – UNIVISA. Historicamente, a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) do Município de Vitória, fundada pelos senhores Ubirajara Joaquim Carneiro da Cunha, Mário Bezerra da Silva, João Álvares de Albuquerque, Dalka Pitanga de Mesquita, João Lins de Albuquerque e Pedro Ferrer de Morais, este último atual presidente do Instituto Histórico local.

A UNIVISA decretou *Luto Oficial* por três dias e lamenta profundamente o falecimento do seu fundador. O sepultamento foi restrito à família, no Cemitério São Sebastião, e se fez no Mausoléu dedicado a guardar os restos mortais dos integrantes da Maçonaria, pelo qual sua família integra.