• Ceclin
dez 03, 2019 0 Comentário


Cinco motivos para beber água assim que acorda

Cinco motivos para beber água assim que acorda

Pode parecer um hábito extremamente simples, mas beber água logo ao acordar acarreta inúmeros benefícios para a saúde.

Não é à toa que grandes executivos e profissionais de sucesso seguem à risca esse hábito. Kat Cole, presidente da empresa Focus Brands, acorda todos os dias às 5h da manhã e bebe 700 ml de água. Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post, e Brad Lande, executivo da Birchbox, afirmam que assim que acordam bebem um copo de água quente com limão. Talvez se esteja a perguntar: ‘por que escolhem beber água em vez de café’?

O site Business Insider perguntou à nutricionista Rania Batayneh quais os potenciais benefícios de beber água em jejum. Veja os cinco que se destacam:

1. Ajuda a reidratar o corpo

As seis a oito horas recomendadas de sono são um longo período de tempo sem nenhum consumo de líquidos. Por isso, beber um ou dois copos de água assim que acorda é uma boa forma de reidratar o corpo. “A maioria das pessoas bebe café assim que acorda”, afirma Batayneh. “Apesar de ser uma boa fonte de antioxidantes, a bebida também tem o poder de desidratar. Pode compensar esse efeito bebendo água”.

2. Mantém a mente alerta

“Um dos maiores indicadores de que está desidratado é a sensação de letargia e de pouca energia”, diz Batayneh. “Como a água ajuda na regulação das funções cerebrais, também está relacionada ao equilíbrio do nosso humor”. Após um longo período sem água ou sem comida, a primeira coisa que consome de manhã pode ser um verdadeiro choque para o corpo. Se beber água gelada, vai fazer com que o organismo trabalhe mais, o que “pode aumentar o seu estado de alerta e energia”, explica a nutricionista.

3. Dá energia ao cérebro

Quando se trata de produtividade, a hidratação é crucial. O cérebro humano é maioritariamente composto (73%) por água, afirma Batayneh, e por isso estar hidratado é essencial para manter um nível ótimo de atividade cerebral. Obviamente trata-se de um processo que tem de suster ao longo de todo o dia, mas começar com um copo de água assim que acorda é um passo na direção certa. “A manhã dá o tom para o resto do dia”, diz a nutricionista. “Se está se sentindo lento, isso irá refletir-se na sua produtividade no trabalho e até no nível de energia que terá à noite”.

4. Ajuda a combater doenças

Enquanto dorme, o corpo está em um estado de regeneração e de recuperação, afirma Batayneh. Nesse período, o sistema imunológico trabalha com o intuito de livrar o corpo das toxinas — e beber água ao acordar, acelera o processo de expulsão. Além do cérebro, a maior parte do corpo é constituída de água.

5. Inicia o metabolismo

As proteínas e hidratos de carbono essenciais que consome diariamente são metabolizadas e transportadas através da água presente no corpo. Ter uma quantidade suficiente de água no organismo ajuda a acelerar o metabolismo, sublinha Batayneh, e pode até ajudar a manter a dieta. “Quando não está adequadamente hidratado, pode mais facilmente confundir sede com fome, o que o levará a comer mais”.

NOTÍCIAS AO MINUTO