Ceclin
jan 10, 2023 0 Comentário


Celebrações, corrida e shows na 398ª Festa de Santo Antão

com informações de Luiz Boaventura, do Diário de Pernambuco

Única cidade de Pernambuco a ter Santo Antão como padroeiro, Vitória, na Mata Sul, vem desde o sábado (07.01) promovendo as celebrações eucarísticas em comemoração ao santo. Na programação haverá, diariamente, a recitação do terço, a novena e a santa missa. A festa acontece há 398 anos e faz parte do calendário turístico de Pernambuco. As comemorações duram dez dias e terminarão no dia 17, a data festiva do padroeiro, que é feriado no Município.

A devoção a Santo Antão chegou à cidade, que fica a 50 km da capital, com o seu fundador, Diogo de Braga. Navegador português, originário da colônia da Ilha de Santo Antão do Cabo Verde, que veio ao Brasil para se estabelecer, em 1626. Ao chegar ao local que se instalou construiu uma capela para Santo Antão, que já era padroeiro e nome da ilha de onde Braga saira. Ao redor dessa capela, construiu-se um povoado, que deu origem à cidade.

Existem duas formas de representação do santo, nascido no Egito. A primeira com ele vestido como um eremita, representando seu tempo no deserto, com túnica, capuz, cajado, livro e um porquinho aos pés. Na que é adotada pela Matriz de Santo Antão, em Vitória, ele aparece como um abade, vestido como bispo, com mitra, capa de asperges, báculo e cruz peitoral, e também com o porquinho aos pés.

Em 2023, a festa conta com o tema “Neste ano sinodal, caminhemos em comunhão, rumo aos 400 anos de devoção ao glorioso Santo Antão”, pelo qual o ponto alto da programação se dará no dia 17 de Janeiro com solenidade ao Padroeiro Santo Antão, iniciando às 6h. com Alvorada Festiva e às 8h. com a apresentação do CEMUVI. Logo, às 10h. haverá a Solene Concelebração Eucarística presidida por sua Excelência Reverendíssima, Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife, bem como às 12h. a Matriz presenciará a Alvorada Festiva. Ainda no dia 17, às 15h. terá a Missa de Encerramento da Festa de Santo Antão, presidida por sua Excelência Reverendíssima Dom José Ruy da Silva, Bispo Diocesano da Diocese de Caruaru, para às 16h. ocorrer a Procissão com as Imagens dos Gloriosos Santo Antão e São Sebastião (co-padroeiro), percorrendo as principais artérias do Centro de Vitória, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento no calçadão da Igreja Matriz de Santo Antão.

MUSICAL – A programação da Festa de Santo Antão segue até 17 de janeiro contando sempre a partir das 21h, com o palco da Praça da Matriz recebendo shows musicais. A 398ª Festa do Padroeiro de Vitória vem contando com os shows apresentados por diversos artistas locais.

CORRIDA – No domingo (15.01), às 7h. da manhã, na Igreja do Rosário situada na Praça Dom Luiz de Brito “Matriz”, ocorrerá a terceira Corrida do Padroeiro Santo Antão, quando deverá percorrer 06 km nas principais vias de Vitória. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento com uma taxa de R$ 30,00, pelo qual permite concorrer às medalhas e premiações em diversas categorias. A atividade se soma  as comemorações da 398ª Festa do Padroeiro de Vitória.