Ceclin
out 24, 2022 0 Comentário


Caminhada em Vitória de Santo Antão abraçou a defesa da democracia com Lula Presidente

Por Lissandro Nascimento

As atividades políticas de rua se intensificaram nesse segundo turno presidencial em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana, sobretudo com carreatas e caminhadas organizadas pelos apoiadores locais dos dois candidatos a Presidente da República que levarão os brasileiros às urnas, mais uma vez, no próximo domingo, 30 de outubro.

Uma grande caminhada se deu na tarde do domingo (23.10) em apoio ao retorno de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência. O evento saiu do Comitê do Lula, que foi alugado por profissionais liberais da cidade, situado na Praça do Livramento, seguindo em um longo trajeto que percorreu cerca de dez bairros vitorienses, acompanhado por mais de cinco mil pessoas a pé, segundo os organizadores do evento. A recepção ao nome de Lula foi muito positiva por onde a caminhada passava, inúmeras pessoas saudavam das janelas e sacadas, e mais gente se juntava por onde seguia, ao som dos paredões. Tal efeito é reflexo da votação de Lula no 1º turno em Vitória de Santo Antão, o ex-presidente liderou com folga de mais de 20% sob seu adversário em todas as urnas do Município atingindo 45.849 votos (57,16%).

A caminhada do Lula em Vitória levantou a bandeira da defesa da democracia em um momento em que o País atravessa aprofundamento da miséria, desmonte dos direitos sociais, ataques à Constituição e a proliferação do discurso de ódio e de intolerância política. “Bolsonaro é um governante autocrático que se coloca acima das instituições, por isso nós temos que estar de prontidão para defender a democracia e o Estado de direito. É um alerta que nós damos para o Brasil de hoje, que não é possível voltar ao que aconteceu. Nós não podemos mais imaginar a convivência do Brasil com a ditadura, eu acho que a democracia está implantada e nós confiamos que realmente nós iremos viver, daqui para frente, com Lula Presidente, um Estado de direito respeitado por toda a população brasileira”, ressaltou o Advogado Jairo Medeiros presente no evento.

O Professor Universitário Rubens Freitas comentou ao site A Voz da Vitória que Lula sempre teve o máximo respeito pela democracia e continua um de seus mais fervorosos defensores. Começou sua vida política como líder sindical lutando contra a ditadura militar, chegando a ser preso. Depois, participou do Movimento Diretas Já e foi deputado Constituinte, ajudando a criar a Constituição de 1988. Ele lembrou ainda que desde 1989, quando Lula passou a ser candidato a presidente, ele perdeu nas três primeiras tentativas e sempre reconheceu a vitória do adversário, sem questionar as eleições nem tumultuar o processo eleitoral. “Hoje, diferente de Bolsonaro, não ataca as urnas eletrônicas, não briga com as instituições e nem agride jornalistas. É, comprovadamente, um verdadeiro democrata”, salientou.

Todo o trajeto percorrido pelos apoiadores de Lula em Vitória de Santo Antão reforçou fortes simbolismos nos lugares em que passavam, a exemplo da UFPE Vitória, os apartamentos do Minha Casa-Minha Vida, SAMU, investimentos em obras de infraestrutura e o fortalecimento do parque industrial do Município, todas as ações conquistadas para a cidade quando Lula era presidente.

“A principal razão para o meu voto a presidente é a boa gestão no passado quando Lula provou que tem compromisso com os mais pobres e que consegue acabar com a fome. Lula provou que o País pode crescer tratando bem o povo trabalhador. Nos oito anos em que foi presidente, ele criou mais de 15 milhões de empregos com carteira assinada. E, depois, Dilma criou outros 6 milhões. Com Lula, o desemprego caiu quase pela metade, e o salário mínimo passou a ter aumento acima da inflação todos os anos”, resumiu Serafim Torres, servidor público aposentado.

Animação total, espontaneidade e sem qualquer ato de violência, marcaram a caminhada de Lula em Vitória. O Comitê de Vitória já confirmou que no próximo sábado (29) haverá uma grande carreata para encerrar com grande festa democrática as atividades de campanha.

Quem também acompanhou o evento dentro do seu veículo foi o ex-deputado e ex-prefeito José Aglaílson, acompanhado da sua filha Ana Elizabete. A presença maciça de jovens, além de pais com suas crianças fizeram a diferença nesse ato. O vendedor Paulo Sérgio gritou: “A volta de Lula é a volta da soberania do Brasil. Com Lula de volta, o Brasil vai voltar a ser ‘dono do próprio nariz’, como ele mesmo diz”.