• Ceclin
set 03, 2018 0 Comentário


Vitória de Santo Antão acolhe João Santos como candidato estadual

fez questão de mencionar que João Santos será uma importante voz na Assembleia em razão de sua vida ser intrinsecamente ligada à luta do campo. Fotos: A Voz da Vitória

Luciana fez questão de mencionar que João Santos será uma importante voz na Assembleia em razão de sua vida ser intrinsecamente ligada à luta do campo. Fotos: A Voz da Vitória

Em Vitória, governador participou, na tarde do domingo (02), de um ato com agricultores juntamente com o candidato a deputado estadual João Santos, representante da entidade

Por Lissandro Nascimento

O mês de setembro começou com firmes atividades na agenda do candidato a deputado estadual de Pernambuco João Santos Silva (PCdoB). Após participar de evento no município de Lajedo, no Agreste, o presidente licenciado da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF-PE) foi recebido por uma empolgada multidão na tarde desse domingo (02/9) no Clube Abanadores O Leão, na Matriz da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, sua terra natal. O evento contou com a presença do candidato à reeleição como governador, Paulo Câmara (PSB), e a recepção da candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), bem como do candidato a deputado Federal pelo PCdoB, Renildo Calheiros, ex-prefeito de Olinda, acompanhado do senador Humberto Costa (PT), com o apoio de produtores, agricultores, lideranças comunitárias e políticas, representantes dos SINTRAF’s das dezenas de cidades em que reúnem bases de apoio na busca por uma vaga à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Todos fizeram do evento de lançamento da candidatura um grande ato em defesa da postulação do ex-presidente Lula.

O evento de lançamento de João Santos marcou o ápice que prova que sua candidatura possui musculatura e capilaridade em cerca de 80 municípios de Pernambuco, e é uma opção viável na chapinha de deputados montada pelo PCdoB, o que reforça a tese de que ele poderá ser o novo deputado estadual nascido em Vitória de Santo Antão.

Paulo Câmara no lançamento de João Santos em Vitória 02.09.2018

Ao público formado por maioria de trabalhadores rurais, Paulo Câmara pontuou ações realizadas em Pernambuco nas áreas essenciais, como educação, saúde, segurança e infraestrutura hídrica, e falou sobre as ações para o fortalecimento da população do campo nos últimos anos. Paulo citou a continuidade de programas sociais importantes, como o Chapéu de Palha, além da entrega de 10 mil títulos de posse. O governador também comentou sobre novas propostas, como a criação de uma pasta voltada para Agricultura Familiar e a instituição do 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família. O gestor adiantou a João Santos que assim que renovar o mandato irá enviar a Alepe um Projeto de Lei criando a Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, para focar políticas públicas exclusivas ao setor.

“É importante termos o comprometimento e a liderança no setor rural investidos na pessoa de João Santos na Alepe. Conto e tenho certeza que tanto ele quanto Renildo na Câmara Federal nos ajudarão para manter Pernambuco firme nos avanços que estamos fazendo por um Pernambuco melhor”, defendeu Paulo.

Presidente em exercício da FETRAF-PE, Eliede Silva, destacou a importância do voto casado na Frente Popular. “Hoje estamos aqui com um só objetivo: nossa missão em Pernambuco é fazer João Santos deputado estadual com o número 65444, Renildo Calheiros deputado federal 6513, Humberto Costa senador 130, Paulo Câmara 40 novamente governador e Lula presidente 13. Precisamos dessa equipe, de um conjunto de pessoas do nosso lado, que vão defender os trabalhadores”, frisou.

João Santos e Humberto CostaO senador Humberto Costa salientou a história política sindical rural abraçada pela família Santos na região da Vitória de Santo Antão. João Santos é filho do saudoso Manuel Santos, fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória. Sua irmã, Socorro Santos, fundou há 30 anos o Centro das Mulheres da Vitória, pelo qual presente no evento, ela recebeu apreço no discurso de Humberto.

“João Santos é de uma família de lutadores. Seu pai foi um grande guerreiro em Vitória e teve uma vida dedicada as pessoas que mais necessitavam na área rural. Na Alepe, você vai honrar o nome do seu pai e ser um grande defensor da agricultura e da democracia”, bradou o senador.

Candidata a vice, Luciana Santos falou sobre a trajetória política de Paulo Câmara, destacando que ele lutou para manter importantes conquistas para o povo de Pernambuco, a exemplo da Hemobrás. “Paulo Câmara, você é exatamente a expressão de uma tradição em Pernambuco que vem desde os tempos de Doutor Miguel Arraes. Você carrega esse legado, o legado do primeiro governador da história que reconheceu o trabalhador rural, que disse que ele existia, que tinha vez, que tinha voz e que tinha que ser respeitado”, pontuou a companheira de chapa.

Luciana Santos e João Santos PCdoB

A presidente nacional do PCdoB fez questão de mencionar que João Santos será uma importante voz na Assembleia em razão de sua vida ser intrinsecamente ligada à luta do campo e ser um guerreiro na defesa das grandes causas da população.

“João tem um grande legado da luta do seu pai e da agricultura familiar. A caminhada de João Santos é para fortalecer essa atividade, pois essa caminhada é para assegurar que tenhamos um futuro com avanços sociais. Vocês conhecem e sabem que esse homem não nega fogo! Imagina quando esse homem chegar lá na Assembleia o quanto fará pela agricultura, pelos trabalhadores e para Pernambuco. Será um mandato na defesa da área rural sintonizado comigo e Paulo Câmara, que contará com a força política de João Santos na Assembleia”, bradou Luciana.

Luciana Santos frisou que o governador Paulo Câmara poderá realizar ainda mais por Vitória e pelos demais municípios quando contar com apoio no Congresso Nacional. “Por isso, é importante elegermos Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa no Senado. Eles serão grandes parceiros de Paulo e de todas as cidades. A nossa chapa é a mais comprometida com o povo e com o nosso Estado”, concluiu.

Na ocasião, Paulo Câmara e Luciana Santos também receberam um quadro feito em pirografia (que usa a técnica do fogo para desenhar na madeira) do artista Sivonaldo de Lima, de Bonito, que confirmou voto em Paulo Câmara, Renildo e Santos.

O artista Sivonaldo de Lima, de Bonito/PE, presenteia a chapa majoritária

O artista Sivonaldo de Lima, de Bonito/PE, presenteia a chapa majoritária

João Santos e RenildoRenildo Calheiros alertou no evento de que não basta às justas críticas ao meio político e deixar de votar nos candidatos, lembrando que os votos dados pelos banqueiros e usineiros serão computados nas urnas em detrimento do voto popular se este não se manifestar.

“Quem é do campo sabe conscientemente que se é necessário votar em João Santos. Do pai (Manuel Santos) o filho herda. João herdou o compromisso, a combatividade, a valentia, a determinação e a fé da mobilização popular, e vai representar a luta dos trabalhadores. Certamente Paulo Câmara será aperriado com muitos projetos importantes que serão desenvolvidos pelo futuro mandato de João perante os interesses da agricultura familiar”, ressaltou Renildo.

O candidato a deputado estadual João Santos recebido com entusiasmo pelo Clube que se encontrava lotado, discursou na defesa de um projeto de desenvolvimento social e dos interesses do setor da agricultura e do empreendedorismo aos que mais precisam na periferia urbana. Ele se lembrou que aos 15 anos se filiou ao sindicato rural e quando nasceu seu pai já era o presidente do órgão sindical em Vitória. Fez questão de citar a história política de Manuel Santos que chegou a ser preso pela Ditadura Militar porque lutava por dias melhores no campo. “Tenho as mãos calejadas como a maioria de vocês aqui. Precisamos de alguém na Assembleia que enxergue o potencial e conheça a realidade do campo. Pernambuco precisa de um representante da Agricultura Familiar. Se Deus quiser e nossa força coletiva vamos conquistar esse mandato que não será nem meu e nem da minha esposa, não será dos meus filhos, mas sim será um mandato da classe trabalhadora”, assegurou Santos.

Frente Popular de PE com João Santos

João Santos quando eleito irá implantar três equipes técnicas no Interior do Estado para estimular a fomentação de projetos a fim de buscar recursos nos órgãos públicos para desenvolver a produção agrícola e o empreendedorismo urbano. “Nosso gabinete na Alepe será itinerante, pode ter certeza disso”, garantiu. Ele assegurou de que como deputado estimulará ações para ajudar Pernambuco e vai monitorar e cobrar mais ações junto aos órgãos governamentais ligados ao setor.

João Santos PCdoB PE“Nossa campanha política vem ‘comendo pelas beiradas’, pois pelo trabalho coletivo que estamos fazendo nós seremos um deputado da Agricultura Familiar e sobretudo da luta dos trabalhadores do campo e da cidade”, frisou João Santos.

“Aproveito a presença do governador Paulo Câmara para lhe pedir que tenha um olhar especial para os que moram nas periferias das cidades, que são de fato as maiores vítimas dessa crise que vivemos. O trabalhador rural tem onde buscar sua comida para a mesa, enquanto o cidadão urbano sem ocupação sofre com as mazelas sociais. Acredito que possamos estimular políticas públicas que amenizem essa dura realidade”, ressaltou o candidato à Alepe.

“A minha vida é gestada na luta popular e sindical. Tenho orgulho de ser filho de um dos maiores líderes sindicais de Pernambuco. De todas as eleições sindicais que disputei fui amplamente aprovado desde o sindicato rural na minha cidade, até pela Fetape, CUT-PE, CONTAG, CONTRAF e agora FETRAF-PE. Combinado com a categoria nós vamos fazer através do mandato uma revolução na Agricultura Familiar, pode ter certeza disso. Agora é a vez do campo!”, finalizou.

Evento João Santos com Paulo Câmara em Vitória Eleições 2018

PERFIL - De Vitória de Santo Antão, João Santos Silva (ex-PT), 58 anos, casado, pai de quatro filhos, é um dos fundadores e presidente licenciado da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF-PE) e coordenador licenciado da Política Sindical da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (CONTRAF). João Santos é filho do saudoso Manuel Santos, fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória. Seu pai foi o primeiro vereador comunista eleito na cidade no início da década de 1980.

Começou sua militância aos 15 anos quando se filiou ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória, onde coordenou assentamentos. Foi assessor do Polo Mata Sul da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (FETAPE), coordenando a organização dos Sindicatos dos Trab. Rurais (STR’s) daquela região, criando o Fundo Agrário. Em 2003, fundou a FETRAF-PE, na qual ocupa o cargo de presidente. Uma vida política intrinsecamente ligada à voz do campo.