• Ceclin
jan 10, 2019 0 Comentário


No feriado do dia 17 vai rolar IV Bruxas de Santo Antão

Festival As Bruxas de Santo Antão

As Bruxas de Santo Antão é um festival-manifesto de música e poesia que acontece em Vitória, na Mata Sul pernambucana, e se encontra agendado para o próximo dia 17 de janeiro (feriado municipal). O evento ocorre a partir das 20h, no Sipaúbar, o pátio mais fértil da poesia e música alternativa da cidade.

“Precisamos criar nossas oportunidades, decidir onde queremos chegar e por quais caminhos seguir o fluxo nestas ‘vias abertas da américa-latina’. Mesmo que as vias estejam esburacadas ou vigiadas, nada impedirá nossos sonhos – nem a Morte ou o despertar. O Louco inicia do zero a nossa jornada, a casa do Mago é ao lado das flores de maracujá…”, descreve o manifesto que faz a convocação do evento.

A cena artística em Vitória de Santo Antão tem bastante potencial em quantidade e qualidade, mas não há muitas possibilidades de comunicação e interação. “Não temos Teatro, mas ficamos com a rua e o risco da apreensão dos artistas e instrumentos, é seriedade de uma união entre o autoritarismo com a burocracia lenta e desnecessária; a cidade recebe verba de incentivo à cultura, mas com o dinheiro monta uma estrutura tão megalomaníaca que soterra o público na ilusão da MPB”, lamenta os organizadores.

A equipe do IV Bruxas de Santo Antão provoca: O que faremos? Poesia! O que seremos? Átomos do universo, ouvidos para os ruídos, pele para o toque da multidão – ser as pedras do caminho; o cachimbo para o fumo que está entrado e fumegando anéis de fumaça da indústria. Viveremos plenamente esta fase com todas as faces do planeta; nosso rosto é uma mistura de máscaras; o circo é de horrores e nós somos a alegria e o medo.

O “Bruxas de Santo Antão” é um festival anual (ou não) e a cada edição celebra-se o calor desta jornada infernal que estamos fadados. Todos podem contribuir ou desconstruir, a ideia é quebrar o núcleo do ego; sintam-se convidados para ouvir, dizer, dançar, sentar, ficar parados e de pé. A multiplicidade das coisas é o que compõe as visões do velho Antão: loucura, lombra, fantasia, fartura e abstenção são apenas exemplos de nosso manancial. Seremos as constelações que abrilhantam estas miragens.

 A cada edição do festival é de costume o lançamento de um folheto de cordel, apresentações musicais e performances de diversos artistas contemporâneos, quando por sua vez a ideia do Festival para 2019 conta com a seguinte programação: lançamento do cordel Vira-Bicho de Rildo de Deus; os shows de Jonatas Onofre; Orquestra da Mata; Antonio Hollanda; e O.V.M.E.

O Festival será na noite de 17 de janeiro e começa às 20h. no pátio da viela da Sipaúba com o apoio do Bariloche.

SERVIÇO

Festival As Bruxas de Santo Antão
Dia: 17/01/2019
Hora: 20h.
Local: Sipaúbar (fica na primeira à esquerda subindo pela Rua Melo Verçosa em sua única viela, perto da Delícia do Trigo, no Centro de Vitória).

Entrada gratuita.