• Ceclin
jul 19, 2018 0 Comentário


Marcha Lula Livre é bem recebida pela população da Vitória de Santo Antão

Depois de Vitória de Santo Antão e Moreno, a Marcha deve finalmente chegar à capital Recife, na sexta (20), onde ocorrerá um ato em prol da liberdade de Lula. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem

Depois de Vitória de Santo Antão e Moreno, a Marcha deve finalmente chegar à capital Recife, na sexta (20), onde ocorrerá um ato em prol da liberdade de Lula. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem

Por Lissandro Nascimento

O apoio popular tem recepcionado a “Marcha Lula livre, Lula inocente” por onde passa, em Pernambuco. Seja na caminhada na rodovia BR-232 ou nas vias municipais, o acolhimento permeia o clima dos pedestres e moradores nas mais variadas formas. Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, quarta parada da marcha, os integrantes chegaram e firmaram acampamento em meio às expressões de surpresa e curiosidade da população que aproveitava o ensejo para registrar o movimento, cumprimentar e buzinar em apoio. Um ato político na Praça Dom Luiz de Brito, defronte a Igreja Matriz de Santo Antão, foi realizado nesta quarta-feira (18/7), às 20h.

A Marcha é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pela Frente Brasil Popular (FPB) e outros movimentos populares, no intuito de denunciar a prisão política do ex-presidente. Saiu na última segunda-feira (16/7) de Caruaru e passará por mais quatro municípios até chegar em Recife, na sexta-feira. A ‘Marcha Lula Livre’ conta com cerca de mil pessoas, passou na terça em Gravatá e a noite fez um ato político em Pombos, denunciando o caráter político do encarceramento do petista às vésperas das eleições. Lula lidera todas as pesquisas de opinião para a presidência.

Depois de Vitória de Santo Antão e Moreno, a Marcha deve finalmente chegar à capital Recife, na sexta (20), onde ocorrerá um ato em prol da liberdade de Lula. A manifestação acontecerá a partir das 15h. na Praça Derby (Praça da Democracia).

Sucesso entre os transeuntes, o boneco do presidente Lula chama atenção nos detalhes semelhantes aos traços do Lula de verdade, que ficou concentrado defronte a Igreja da Matriz de Santo Antão na noite desta quarta. Políticos e ativistas de movimentos sociais se revezaram nas falas para marcar o ato em defesa da liberdade do ex-presidente, o qual se encontra como ‘preso político’ a mais de cem dias em Curitiba (PR).

o boneco do presidente Lula

Para quem estava marchando, a vibração das pessoas ficou evidente como afirmou a militante do Levante Popular da Juventude de Petrolina, Dani Rocha, 24 anos. “Nós tivemos experiências em outros atos de rua nos momentos quando ainda não vivíamos golpe, nessa Marcha, temos encontrado as pessoas apoiando, dando suporte, aplaudindo e dando atos de apoio em geral, muito mais do que tentando fazer a gente se sentir desconfortável”, explicou.

Lideranças sindicais e políticas de Vitória prestigiaram o ato, a exemplo de Clícia Roberta da coordenação do SINTEPE, Aristides Félix e Rosa, bem como Jairo Medeiros que são representantes das assessorias jurídicas de sindicatos, além do professor Tomé Ferraz e Honório Álvares (PT-Pombos).

Também esteve presente no ato o pré-candidato a Deputado Federal pelo PT, Carlos Veras, que ressaltou que o juiz Sérgio Moro condenou Lula sem ter apresentado uma prova que justifique a prisão do ex-presidente. “Lutamos para que Lula tenha o direito de explicar tudo de forma digna aos tribunais e ser libertado, pois ele é o nosso candidato à presidência da República”, disse. Usou ainda o microfone no pequeno trio elétrico instalado no ato o presidente da CUT-PE Paulo Rocha, o representante do PT estadual Sérgio Goiana, além de outros representantes do meio médico, sindicatos urbanos e de juventude.

Pessoas de inúmeras cidades do Estado, grande parte de trabalhadores/as jovens do meio rural, mulheres e homens de todas as idades ficaram abrigados na Escola Estadual José Joaquim da Silva Filho (Polivalente), no Bairro da Mangueira, para que no início desta manhã de quinta (19), sigam pela BR-232 até Moreno. Disposição, persistência, solidariedade, abnegação as grandes causas desse País, bem como a esperança da busca de um projeto político em respeito a grande maioria, fazem parte do conjunto de qualidades desse povo destemido.

“Marcha Lula livre, Lula inocente” em Vitória PE

Lula tem 65% em Pernambuco

De acordo com nova rodada de pesquisa para as eleições presidenciais em Pernambuco, na intenção de voto estimulada, em cenário no qual Lula aparece entre os candidatos, ele lidera disparado, atingindo 65%, um crescimento de seis pontos em relação ao levantamento de junho (59%). Bolsonaro surge em segundo, muito atrás, com 9% (tinha 11%); Ciro, 4% (tinha 3%); Marina repete o desempenho anterior com 3%; e os pré-candidatos restantes têm, cada um, 1% ou menos. Indecisos representam 4% e branco/nulo 11%. As informações são do Diário de Pernambuco, através do Datamétrica.

Em outra simulação, sem Lula e informando que Haddad tem o apoio do ex-presidente, o ex-prefeito de São Paulo atinge 16%, ficando na primeira colocação. Marina aparece com 12%; Bolsonaro, 11%; Ciro, 6%; Alckmin e Collor com 2% cada e o restante com 1% ou menos. Branco/nulo seria 37% e 9% se disseram indecisos.

Na intenção de voto espontânea, o eleitorado pernambucano segue firme no seu desejo de votar em Lula, segundo o levantamento realizado nos dias 11 e 12 de julho. Quase metade da população, 46%, disse que votaria no ex-presidente. Em junho, no levantamento anterior, a intenção de voto espontânea nele era de 41%. Na seqüência, com larga distância, aparece Bolsonaro com 7% (era 9% em junho), Ciro Gomes com 2%, Marina Silva com 1% e o restante com menos de 1%. Cresceu o número de indecisos: 21% para 26%. E caiu branco/nulo: 23% para 16%.

LEIA TAMBÉM:

Em Pombos, Humberto participou da Marcha Lula Livre, Lula Inocente

- Liberdade de Lula é tema de Marcha do MST em Pernambuco

- Lula está preso porque juízes fazem política