Ceclin
out 28, 2008 0 Comentário


XIV Ciência Jovem começa na próxima quarta-feira

A XIV Ciência Jovem, considerada a maior feira de Ciências do Nordeste, terá inicio na próxima quarta-feira (29), às 14h, no Espaço Ciência, no Complexo Salgadinho, entre Recife e Olinda. O objetivo da feira é reunir e premiar os melhores trabalhos dos jovens cientistas. Durante os três dias do evento, serão apresentados 177 trabalhos, que os visitantes poderão votar na categoria júri popular.
Além da categoria júri popular, os alunos concorrem em outras quatro categorias: Iniciação à Pesquisa (educação infantil e ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries), Divulgação Científica (ensino Fundamental de 5ª a 8ª série), Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa (duas categorias para o ensino médio).
Os vencedores receberão material didático e viagens para participação em feiras nacionais e internacionais como a SBPC Jovem, Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) e Febrace (Feira Nacional de Ciências e Engenharia).
A Ciência Jovem é considerada uma das três maiores feiras de ciências do País e é um espaço em que permite a popularização dos experimentos científicos. “A Ciência Jovem é fruto de nossa concepção da feira de ciências como uma revolução pedagógica” afirmou o diretor executivo do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão.
Já os professores, além de orientar projetos, também poderão participar da Ciência Jovem na categoria Educação Científica que procura incentivar a reflexão sobre o processo de ensino e estimular práticas de voltadas para a educação científica. Os trabalhos nessa categoria serão no formato de relatos a respeito de experiências pedagógicas vivenciadas pelos professores.
A lista com todos os trabalhos inscritos, regulamento e fotos das edições passadas podem ser conferidos no site do Espaço Ciência : www.espacociencia.pe.gov.br.
Na próxima quarta (29), a Ciência Jovem acontecerá a partir das 14h, já nos dias 30 e 31, a Feira será realizada das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Em todos os dias, a entrada do evento será franca.
A Ciência Jovem é uma realização do Espaço Ciência com apoio da Secretaria de Tecnologia, Ciência e Meio Ambiente e Secretaria da Educação do Governo de Pernambuco.
(Agência Nordeste)