XII Conferência do Sintepe
O Sintepe realizou nos dias 22, 23 e 24 sua Conferência Estadual da Educação, cujo tema foi “A Política Educacional e os seus impactos no cotidiano escolar”. A conferência aconteceu em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, e contou com 300 participantes de todas as regiões do Estado. Na abertura, já se percebia o alto nível do evento. A palestra inaugural, apresentando o tema da Conferência ficou sob a responsabilidade da Profª Dra. Dalila Andrade Oliveira, da UFMG.
Um dos momentos mais concorridos foi o que tratou especificamente das Políticas Educacionais no Estado de Pernambuco, abordando as situações relativas às escolas de Tempo Integral, Semi-Integral e de Tempo Regular, contando com as presenças do Professor Heleno Araújo (Presidente do Sintepe) e do Professor Anderson Gomes (Secretário de Educação).
A Deputada Teresa Leitão (ex-presidente do Sintepe) e a Profª Antonieta Trindade (vice-presidente do Sintepe) participaram da Conferência discutindo a temática da Gestão Escolar e Controle Social, contribuindo de forma competente para o enriquecimento dos debates. Foram abordadas também questões relativas ao Plano Nacional de Educação (PNE), contando com as contribuições do Professor Francisco das Chagas (MEC) e da Profª Dra Marcia Ângela de Aguiar (Fórum Estadual de Educação de Pernambuco). No PNE, o investimento dos 10% do PIB para a educação ainda gera polêmicas quanto a sua implementação.
As questões étnico-racias e de gênero no currículo escolar não ficaram de fora e foram tratadas pela Profª Dayse Cabral de Moura (NEAB/UFPE) e pelo Prof. Dr. Russel Parry Scott (PPGA/UFPE). A última ‘Mesa de Debates’ da conferência abordou ‘os desafios da formação dos profissionais da educação frente às novas tecnologias, apresentadas pelo Prof. Dr. José Batista Neto.
A XII Conferência Estadual de Educação do Sintepe foi realizada com pleno êxito. Temos a certeza que os 300 participantes voltaram para as suas regiões com um conhecimento renovado e uma visão crítica mais ampliada das Políticas Educacionais no âmbito do cotidiano escolar e atuarão como multiplicadores do importante debate do qual participaram.
O Sintepe preocupado com formação intelectual e partindo do princípio de que os embates se dão atualmente no campo do conhecimento, vai além do seu papel reivindicatório e cumpre um importante papel político enquanto entidade propositiva, formadora e cidadã.
Aviso:
A Secretaria de Aposentados do Sintepe informa que no mês de agosto não haverá reunião.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – Sintepe