Ceclin
out 07, 2014 0 Comentário


Vitoriense aborda Porto Digital em dissertação de Mestrado pela UFPE

Defesa da Dissertação de Mestrado sob o tema “O Processo Regulador na [Re]conversão de um Arranjo Produtivo Local: O caso do Portomídia – Centro de Empreendedorismo e Tecnologia da Economia Criativa”

Anderson Diego (3º da esq à dir) é Mestre em Administração. Foto: Alinny Alves

Na último dia 30 de setembro foi defendida a dissertação de Mestrado em Administração, do vitoriense Anderson Diego (*), pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). A defesa ocorreu nas dependências do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), onde participaram da banca de defesa os professores Dr. Fernando Paiva, Dr. Henrique Muzzio e Dr. Geber Ramalho.

O estudo relaciona-se com “O Processo Regulador na [Re]conversão de um Arranjo Produtivo Local: O caso do Portomídia – Centro de Empreendedorismo e Tecnologia da Economia Criativa” e tem como objetivo “desvelar como é possível o processo de regulação cultural em meio à [re]conversão de um Arranjo Produtivo Local de TIC em um polo de Economia Criativa”. Nesse sentido, procurou-se corroborar para o surgimento de estudos que se debrucem por compreender os fenômenos organizacionais contemporâneos sob a égide dos estudos culturais.

A pesquisa teve como lócus de investigação, o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa, denominado Porto Digital, pelo qual recentemente, anunciou a sua expansão territorial (passando a atuar no quadrilátero definido por lei no Bairro de Santo Amaro, Recife) e a expansão do escopo de atuação (passando a incorporar setores da Economia Criativa), materializado na criação do Portomídia – Centro de Empreendedorismo e Tecnologia da Economia Criativa. O estudo entrevistou personalidades e lideranças ligadas ao Porto Digital, ao Governo e a UFPE.

*Anderson Diego, é Mestre em Administração (UFPE/PROPAD). Professor e Tutor EAD

Grupo de Estudos e Pesquisas Lócus de Investigação em Economia Criativa.

Blog: www.ahistorianaparede.blogspot.com