Ceclin
nov 10, 2015 0 Comentário


Vitória sedia evento da Semana Global de Empreendedorismo no dia 18

A fim de abordar as novas tendências profissionais no mercado regional, o Município da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, será palco da 1ª Edição do Café Universitário. O evento no próximo dia 18 de novembro se destina aos profissionais liberais, universitários e jovens em início de carreira que estão em busca de crescimento e valorização profissional.  A iniciativa deste encontro foi referendada no cronograma de atividades da Semana Global de Empreendedorismo, maior movimento de empreendedorismo do Mundo.

O Blog A Voz da Vitória em entrevista com Igor Ferraz, um dos organizadores deste Café Universitário, relatou sobre a proposta que o encontro oferece aos participantes. Para Igor, com a globalização do mercado e decréscimo na economia resultante principalmente da crise em que o País enfrenta, as empresas estão aumentando cada vez mais o nível de exigência por profissionais capacitados. “Não é mais novidade para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e com isso fica também evidente que possuir diferenciais na carreira contribui diretamente não só na sobrevivência diante do mercado, mas também como destacar-se nele”, avalia.

Panfleto_definitivo (3)Para Igor Ferraz, outro fato que chama atenção é que as empresas têm aumentado seu grau de exigência numa velocidade que a educação formal não tem acompanhado, sinalizando que a formação acadêmica não é mais garantia de um bom posicionamento no mercado, mesmo sendo esse um importante passo para crescer na carreira.

“Quem já entrou, por exemplo, em uma sala de entrevista de emprego pronto para dar uma simples descrição de cargos anteriores, do que faz nas horas vagas, ou o que espera da nova empresa, foi surpreendido com perguntas que pediam detalhes comportamentais, valores pessoais, fatores emocionais ligados ao autoconhecimento e autocontrole, itens que as faculdades em sua maioria, nem pensam em oferecer”, ponderou Igor.  Segundo o mesmo, é extremamente importante buscar conhecimentos que agreguem não apenas na parte técnica, mas, sobretudo no desenvolvimento de habilidades comportamentais, a exemplo de comunicação, liderança, foco, resiliência, criatividade e inovação, dentre outros. Considera que essas habilidades devem fazer parte do desenvolvimento da carreira de todo profissional. “Quando falamos em desenvolvimento de carreira, vem logo em nossa mente pessoas bem sucedidas, de destaque profissional. Mas o fato é que essas pessoas de sucesso não começaram do topo, muito pelo contrário, elas trilharam seu caminho até chegar lá, construindo uma história de fracassos e sucessos”, salientou o organizador do evento em Vitória.

Diante deste contexto, o 1º Café Universitário vitoriense busca fornecer essa contribuição na carreira dos participantes, os quais terão além de uma palestra com a Coach, empresária e fundadora da Oficina do Comportamento – Wannessa Lima, um momento de networking durante o coffe. No encerramento do evento haverá um painel de debate com o Gerente Comercial da Pitú, Rômulo Soares, bem como o Coordenador de RH da BRF Foods, Bruno Caribe, quando ambos irão atinar de maneira bem informal com o público presente sobre carreira, mercado de trabalho e contarão um pouco de suas histórias, desafios e oportunidades durante suas carreiras profissionais.

Café Universitário possui um número limitado de vagas, pois o foco é que haja interação de todos durante o painel de debate e no momento de networking. 

Após o evento, os participantes terão um Workshop de Planejamento de Carreira com Paulo Carvalho, Coach de Carreira e Diretor de Jovens Talentos da ABRH-PE.  As inscrições estão disponíveis no site do evento (www.cafeuniversitario.wix.com/home) ou na ACIAV e ainda no WhatsApp 81- 9 99149701.

SERVIÇO

1ª Edição do Café Universitário

Dia 18 de novembro, quarta-feira

Horário: Às 18h30 até às 22h.

Local: Auditório da INESP (antiga Escola Miguel Arraes), por trás do Bradesco Vitória.

Inscrições: www.cafeuniversitario.wix.com/home ou na Associação Comercial – ACIAV e ainda no WhatsApp 81- 9 99149701.