Ceclin
out 10, 2009 14 Comentários


Vitória se esforça para ingressar nas Rotas Turísticas

Em encontro na cidade de Bonito na quinta-feira (08) os componentes do Conselho de Turismo do Estado se reuniram no Bonito Plaza Hotel para discutir os encaminhamentos do planejamento turístico em Pernambuco.

Coordenado pelo Secretário de Turismo do Estado, Silvio Costa Filho, bem como de José Ricardo Diniz, Presidente da Empetur, a reunião do Contur conseguiu pautar êxitos para o Programa Pernambuco conhece Pernambuco.
Na oportunidade, foi entregue oficialmente ao Secretário a entrada do Município da Vitória de Santo Antão em duas Rotas Turísticas, a Rota Luiz Gonzaga e a Rota Engenhos e Maracatus. Tendo em vista que a cidade não participa de nenhuma das 10 Rotas executadas no Estado, em razão da ausência do Município nestes anos nas ações voltadas para a área.

Silvio Costa Filho e José Ricardo receberam o pedido formal encaminhado pelo Secretário de Cultura, Turismo e Esportes Dr. Paulo Roberto, da inclusão de Vitória nestas Rotas, das mãos do Diretor de Turismo – Lissandro Nascimento, de Djalma Andrade – Assessor Especial, bem como de Neysinho Maranhão – proprietário da Fazenda Itamatamirim, e de João Antonio – proprietário do Espaço Paquevira, parceiros da Secretaria de Turismo em Vitória de Santo Antão.
Na oportunidade, Silvio Costa sinalizou que a cidade merece está inserida nas Rotas, pelo qual se comprometeu analisar o pedido e fornecer apoio para que a cidade possa cumprir os critérios formulados pelo Programa.

Para Lissandro Nascimento “é um trabalho de longo prazo, pois não se consolida atrativos turísticos de imediato. É preciso construir gradativamente estes atrativos em Vitória. Torço para que entremos na Rota, pois é a partir disso que teremos as condições necessárias para qualificar os atrativos que temos a partir da Rota Luiz Gonzaga e dos Engenhos”, salientou.
Para Djalma Andrade, o que importa neste momento é que atualmente existe interesse do poder local em buscar apoios que viabilizem tornar nossa cidade pólo de visitação turística.
Para o dono do Itamatamirim, que vai apresentar na Mostra de Turismo Rural de 28 de outubro a 1º de novembro, na Praça de Eventos do Shopping Recife, um pacote de trilhas com bugre em Vitória, na Iª Mostra de Turismo Rural, com 14 projetos turísticos do interior, com a Promoção da Comissão de Turismo Rural da Faepe e SEBRAE-PE e apoio da Secretaria local, Neysinho comentou que a cidade começa a participar das questões voltadas para a área turística motivada também pelo incremento e fluxo industrial que terá reflexos nos próximos anos.

HOTEL PARA VITÓRIA


O Secretário de Turismo, Silvio Costa Filho, informou mais uma vez para Lissandro Nascimento, que há uma grande possibilidade da Rede de Hotéis IBIS instalar um meio de hospedagem em Vitória de Santo Antão, diante da chegada de inúmeras fábricas no Município. Silvio Costa agendou para novembro deste ano uma reunião para tratar deste assunto.

SOBRE O FINTUR

Os empresários das 52 cidades que participam do Programa “Pernambuco Conhece Pernambuco” contrataram mais de R$ 150 milhões em financiamentos para melhorias em meios de hospedagem, serviços e alimentação. No montante estão considerados apenas os empréstimos tomados ao Banco do Nordeste (BNB), através do Programa de Financiamento ao Turismo de Pernambuco (Fintur-PE). Além do BNB, Banco do Brasil, Caixa e BNDES participam do Fintur.
O Fintur-PE tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do turismo no Estado, descomplicando o acesso ao crédito especialmente para os pequenos e microempresários. Para o Secretário Sílvio Costa Filho, a intenção do programa é quebrar o paradigma de que o financiamento para investimentos a longo prazo é burocrático.
“O Fintur-PE tem cumprido sua meta, ao despertar o interesse dos empresários do trade para a aquisição de crédito e conseqüente promoção dos serviços e produtos relacionados à cadeia turística”.
O Fintur foi criado em junho de 2007. O projeto reúne as linhas de crédito dos 4 grandes bancos estatais (Caixa, Banco do Brasil, BNB e BNDES).
Todos os planos foram compilados em uma única cartilha, facilitando a leitura dos futuros empreendedores. Técnicos da Secretaria Estadual de Turismo percorreram as 12 micro-regiões de desenvolvimento de Pernambuco explicando como cada uma das linhas de financiamento funciona e distribuindo a publicação.

Por Equipe do Blog.
LEIA TAMBÉM:
CHEGOU A HORA DE ANUNCIAR SUA MARCA CONOSCO.
COMBINE: 81.8827.5780