Ceclin
Maio 29, 2009 1 Comentário


Vitória resgata mais uma tradição

Vendo as tradições juninas se perderem ao longo do tempo a Prefeitura da Vitória de Santo Antão por intermédio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, resolveram literalmente botar a mão na massa e resgatar toda essa riqueza cultural.

Em prol de desenvolver o projeto “Vitória do Pé-de-Serra. O Melhor São João Tradicional de Pernambuco”, a Secretaria e toda a sua equipe se desdobraram, haja vista tempo pouco e recursos escarssos.

A Prefeitura da Cidade, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, fez o lançamento dos festejos no Recife para a Imprensa pernambucana, durante a tarde de terça-feira (26), no Restaurante Parraxaxá, em Boa Viagem. O evento contou com a presença de vários nomes do forró nordestino como Cristina Amaral, Silvério Pessoa, Irah Caldeira, Ed Carlos, e Roberto Cruz.

A programação junina da Vitória começa no dia 12 de junho e segue até o dia 29.
Com a casa cheia e a presença da imprensa pernambucana, o Prefeito do Município o senhor Elias Alves de Lira deu as boas vindas aos convidados e proferiu algumas palavras sobre o evento relatando a sua satisfação e a certeza que este ano Vitória apresentará a melhor festa de São João tradicional de Pernambuco, porque conhece o dinamismo de Paulo Roberto tendo em vista “o excelente trabalho que fez na realização do carnaval passado e tenho certeza que o mesmo vai realizar este novo desafio com brilhantismo”, destacou. Adiante, elogiou a sensibilidade do governo estadual com a participação da realização dos eventos de Momo e disse que conta com a mesma boa vontade para com as festividades juninas vitorienses.

Convidou a todos para participarem das festividades, reforçando que irão ser bem recebidos, com ruas ornamentadas no melhor estilo junino e segurança especial a fim de que todos possam se divertir sem preocupações, complementando: “quando chegarem lá vocês vão ver o que é uma festa de São João onde todos vão dançar um verdadeiro forró Pé-de-Serra, lá vocês encontrarão do prefeito aos secretários dançando e participando junto com a população”, frisou o prefeito.

No final de suas palavras fez um agradecimento especial a toda à imprensa presente, pois segundo as palavras do Prefeito: “são vocês que ajudam nessa hora divulgando os acontecimentos para todo o Brasil e o mundo, por isso as portas da Prefeitura e do Município estarão sempre abertas para recebê-los”, terminando assim o seu discurso.

Em seguida o apresentador Djalma Andrade convidou o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte Paulo Roberto Leite Arruda para fazer a apresentação oficial do programa junino do Município.
Após os agradecimentos de praxe o Secretário fez um breve relato sobre Vitória, explicando que está a poucos quilômetros da Capital pernambucana e encontra-se geograficamente aos pés de várias serras como Serra das Russas, Ladeira de Pedra, Chã de Patinhos e outras. Então, nada mais natural do que este projeto começar por sua Cidade que vai oferecer uma grande festa para seus habitantes e visitantes das 18 cidades que circundam o Município.
“Temos que resgatar nossas raízes, foi assim no Carnaval, na Semana Santa e com a ajuda de nossa equipe faremos o mais tradicional São João de Pernambuco, a cultura de nossos antepassados não pode ser perdida com o tempo, porque faz parte da história de nossas vidas”, salientou.

“Este ano além de homenagear pessoas que contribuíram com o Município, nosso projeto homenageia o sanfoneiro cantor e compositor Duda da Passira, e o saudoso, mas também importante forrozeiro e compositor Vanildo de Pombos.
Temos que lembrar também da culinária típica do nordeste; o milho assado na fogueira, canjica, pamonha, pé de moleque e outras iguarias”, destacou.

“Vamos relembrar das ruas enfeitadas com bandeiras coloridas representando a alegria das festas juninas, do som gostoso da sanfona, do triângulo e da zabumba que dão ritmos e harmonias as músicas nordestinas.
Nossa festa será abrilhantada com cantores e compositores de nossa terra, mas haverá espaço para outras personalidades envolvidas com o ritmo pernambucano”, citou o Secretário.

Quanto aos pólos de diversão ele foi bastante enfático: “teremos três pólos distintos que se chamarão: Terreiro Sanfona que será na Matriz, Terreiro Zabumba que se localizará no Livramento, e o terreiro, Terreiro Triângulo que será implantado no bairro da Bela Vista, além destes pólos, teremos a Estação do Forró que será sediado no prédio da antiga Estação Ferroviária da Vitória de Santo Antão”, exemplificou.

Além dos Terreiros de Rela Bucho, que serão os palhoções instalados nos bairros mais distantes do Centro, visando favorecer as pessoas que queiram brincar sem se deslocar de seus bairros.
Na Estação do Forró haverão eventos especiais voltados à população idosa com o Forró da Terceira Idade e o Arraiá Pixototinho que será um evento voltado às crianças. Com brincadeiras típicas de festas juninas, como pescaria, brincadeira de adivinhação, quadrilhas etc.

Além das cabines da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, noticiaram que haverá reservados para cadeirantes e pessoas que necessitem de cuidados especiais.

Após a apresentação do projeto, foi mostrado para o público presente a família Taboquito (Pai Taboquito, Mãe Taboquita e o filho Taboquinho), representado por atores do Município que se caracterizaram com roupas do personagem Taboquito que é mascote oficial do Vitória Futebol Clube e que foi adotado para representar todos os eventos do Município.
Mais uma vez o Prefeito da Vitória fez uso da palavra agradecendo a todo o público presente e convidou Duda da Passira, Joãozinho do Acordeom e os irmãos de Vanildo de Pombos, os quais possuem um conjunto Pé-de-Serra chamado “Os Filhos de Vitô” para encerrar o evento com muito forró a base de triângulo, sanfona e zabumba.



Por Orlando Leite.