• Ceclin
fev 09, 2017 0 Comentário


Vitória recebe neste sábado (11) mutirão de testes rápidos de hepatite C

hepatite c

Rotary promove ação com teste rápido de Hepatite C neste sábado (11), na Praça da Matriz de Santo Antão

A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club Novas Gerações Recife e Rotary Club de Vitória de Santo Antão, realizam um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres. O evento será realizado neste sábado, dia 11 de fevereiro, de 9h às 12h na Praça da Matriz, numa ação promovida pelo clube de serviço, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde da Vitória de Santo Antão.

O evento busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado. Com apenas uma picada em um dos dedos das mãos, todos os participantes saberão se possuem ou não a doença. Em caso de testes positivos, uma equipe médica especializada fará o encaminhamento necessário e oferecerá todas as informações pertinentes para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível.

No mundo, existem meio bilhão de pessoas com o vírus B ou C da hepatite, mas apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C chega a matar duas vezes mais do que a AIDS. Nos Estados Unidos, em 2015, a doença matou mais do que todas as outras doenças infecciosas juntas. Quando descoberta a tempo, no entanto, ela apresenta boa resposta ao tratamento médico. Por conta disto, pessoas com mais de 40 anos precisam se testar pelo menos uma vez na vida.

Serviço

Ação “HEPATITE C VOCÊ SABE SE TEM?
Dia 11 de fevereiro de 2017 (sábado) – das 9h às 12 horas
Local: Praça da Matriz de Santo Antão.