Ceclin
dez 14, 2022 0 Comentário


Vitória: PRF flagra mais de 77 ton de excesso de carga durante fiscalização

Além de infração de trânsito, trafegar com mais peso do que o recomendado pode causar graves acidentes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na terça (13.12), um comando de fiscalização de veículos de carga. O resultado foi o flagrante de 77 mil kg de carga em excesso sendo transportados pela BR-232, em Vitória do Santo Antão, na Mata Sul pernambucana. No total, duas carretas foram autuadas pela infração, podendo chegar a mais R$ 39 mil se somadas as multas.

O excesso de peso é uma das infrações mais danosas no trânsito e faz a profissão de caminhoneiro figurar nas estatísticas de acidentes com mortes no Brasil. Essa prática diminui a vida útil do pavimento e pode potencializar a gravidade dos acidentes por conta do comprometimento da estabilidade e capacidade de frenagem do veículo de carga. Aliado a isso, aumenta os custos com combustível, gera mais danos mecânicos e compromete o bom funcionamento do sistema antipoluente dos veículos causando prejuízos ao meio-ambiente.

Só no comando desta terça, a PRF emitiu autos de infração para dois veículos de carga, que juntos somavam mais de 77 toneladas de excesso de peso, sendo um deles transportando milho do Tocantins para Paudalho/PE, e o outro carregado com feijão vindo de Itaporanga/SP para Goiana/PE.

Durante a abordagem, o condutor de um dos veículos ocultou uma das notas fiscais quando solicitado, a fim de driblar a fiscalização, porém, ao ter que conduzir o veículo para a balança, resolveu apresentá-la. Por esta conduta de esconder nota fiscal de carga, o motorista foi autuado pelo artigo 238 CTB que penaliza quem se nega a entregar documentos à autoridade de trânsito para averiguação de sua autenticidade.

Vale ressaltar que, de janeiro até hoje, a PRF em Pernambuco já retirou 21 milhões de quilos em transbordo, estando a posição de número 1 nesse tipo de autuação no Brasil.