Ceclin
ago 05, 2010 0 Comentário


Vitória lembra os 365 anos da Batalha das Tabocas com homenagens a ilustres vitorienses

O Instituto Histórico promoveu nesta terça-feira (03), feriado no Município, as comemorações alusivas a Batalha do Monte das Tabocas, na data mais importante de sua rica história.

A programação contou com ato cívico e religioso com o hasteamento das bandeiras e ato cívico na Praça do Anjo, no bairro do Livramento às 8h. Logo após as 9h30 houve a procissão de Nossa Senhora de Nazaré (Nossa Senhora do Desterro) que seguiu em cortejo até o Monte das Tabocas, local da batalha, onde foi celebrada missa, todos estes organizados pela Prefeitura da Vitória.

Já à noite, a partir das 20 horas, no Teatro Silogeu (Matriz), o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de S. Antão (IHGV), realizou sua solenidade alusiva a mais um aniversário da vitória dos pernambucanos no Monte das Tabocas e aproveitou para homenagear ilustres vitorienses com a entrega da Comenda e da aposição de fotografias.
Com a presença da sociedade vitoriense e convidados especiais, houve no Silogeu, a entrega da Comenda aos professores Elias Ramalho e José Augusto Lopes. No Museu do IHGV, realizou-se a aposição das fotografias de Gil Aparício, Jorge Paulo Aguiar Esteves, Martha de Holanda Cavalcanti e Serafim de Moura Ferraz.

A data 3 de agosto tem como registro o fato ocorrido no palco de um acontecimento que mudou os rumos da História em Terras Brasileiras, o Monte das Tabocas desencadeou um espírito de resistência crucial para a retomada do domínio da então província de Pernambuco.
Hoje esta data deve servir para cobrar uma posição dos governantes no sentido de empreender ações que efetivem a devida valorização daquele espaço e de fato possa ser um instrumento da identidade cultural dos vitorienses para todo o País. Estamos secundarizados quando se trata do reconhecimento histórico.

Por Genilda Alves.